logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Projecções financeiras

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Projecções financeiras


O plano de negócios deve incluir a secção de projecções financeiras, que apresenta todos os aspectos financeiros e contabilísticos da sua empresa.

Deve-se assegurar sempre que se fazem projecções positivas, mesmo que a empresa esteja na fase inicial.

As projecções financeiras são um instrumento fundamental para prever os potenciais lucros e despesas no futuro da empresa. São também vitais quando se solicita empréstimos ou investimentos, uma vez que detalham o montante exato necessário para atingir os seus objectivos e para que o empresário saiba o montante exato de dinheiro de que necessita.

Objectivos das projecções financeiras

As projecções financeiras têm três objectivos ou finalidades principais:

  • As projecções financeiras também funcionam como um guia ou quadro para determinar o possível crescimento da sua empresa e criar um orçamento sensato em conformidade.
  • Um dos principais elementos que os investidores procuram quando pensam em investir numa empresa é a solidez financeira e a rentabilidade potencial. Não conseguirá obter investimento se não apresentar nas suas projecções as suas despesas, rendimentos e padrões de desenvolvimento.
  • Dependendo do tipo de empréstimo ou investimento que escolher, seja de um banco ou de um investidor privado, serão necessários diferentes tipos de informação financeira. Se recorrer a um banco, deve ter em atenção que os bancos são normalmente mais cautelosos nos seus empréstimos do que os investidores-anjo ou outras instituições financeiras.
  • Os bancos exigem muito mais segurança ao emprestar dinheiro, extractos bancários para ter uma ideia do lucro da empresa, documentos legais da empresa e projecções financeiras detalhadas, com um âmbito de longo prazo de até 5 anos ou mais. Tudo isto para compreender o seu negócio como um todo e o rumo que está a tomar, permitindo-lhes fazer uma análise de risco bastante preditiva.

Aspectos das projecções financeiras

Agora que já compreendemos as principais razões para incluir projecções financeiras no nosso plano de negócios, vejamos os principais aspectos ou passos para fazer uma projeção financeira.

Independentemente da longevidade da sua empresa, quer se trate de um arranque recente ou de uma atividade com mais de 10 anos, deve fazer uma projeção financeira da sua empresa.

A principal diferença é que, no caso de uma empresa estabelecida, pode utilizar os dados do passado como base para as suas novas projecções. No caso de um novo negócio, deve basear estas projecções na sua experiência pessoal no segmento de mercado e na exploração anterior no mesmo sector.

Projeção de vendas

Para iniciar a sua previsão financeira, deve começar pela projeção de vendas. Para o efeito, terá em conta a comparação da produção com o lucro.

No caso de uma empresa já estabelecida, deve ter em conta as projecções anteriores. Utilizaremos estes dados para analisar os movimentos do mercado nas diferentes épocas e o seu impacto na situação financeira da empresa. Outro elemento a considerar é o estado atual da nossa indústria e da economia, bem como os agentes externos que nos podem afetar, como a pandemia de Covid-19.

No caso de uma nova empresa em fase de arranque, utilizaremos os mesmos aspectos, exceto os dados financeiros históricos do negócio, que não possuímos. Mesmo assim, temos de ter uma previsão de vendas, para a qual utilizaremos como ferramenta os estudos de mercado, ou recorreremos a empresários mais experientes no nosso segmento de mercado que nos queiram ajudar. É fundamental ter projecções de vendas no seu plano de negócios.

Projeção das despesas

O passo seguinte na sua projeção financeira seria uma projeção de despesas. Fazer uma previsão de despesas é, na maioria das vezes, mais fácil do que projetar as vendas, uma vez que é mais simples prever o que se planeia gastar do que as acções e hábitos dos consumidores, os padrões comerciais e o estado geral da economia.

Empresa estabelecida: No caso de uma empresa estabelecida, é muito mais fácil prever as despesas que terá, como a renda, os serviços públicos e os salários dos empregados, uma vez que dispõe de informações históricas sobre o assunto. Ter esta informação prévia da própria empresa permitir-lhe-á também preparar um orçamento de emergência, para situações excepcionais que tenham surgido no passado. Estas emergências podem ser qualquer coisa, desde a perda de fornecedores até ao colapso dos escritórios da empresa.

Novas empresas: Para as empresas em fase de arranque, a situação é um pouco diferente, uma vez que não fazemos ideia do que pode acontecer porque não temos dados históricos. É por isso que se deve investir mais tempo em estudos de mercado ou recorrer a empresários mais antigos que possam partilhar a sua experiência.

Desde o início, deve ser claro quanto ao custo de coisas como o local onde se vai instalar, a Internet e o custo dos locais onde se vai encontrar com potenciais clientes. Todos estes factores têm um custo e é da sua responsabilidade pesquisá-los.

Muitos novos empresários ficam sobrecarregados no início com as potenciais despesas desconhecidas. Estão constantemente a perguntar-se: e se houver um aumento de preços este ano, e se os clientes começarem a deixar de utilizar os meus produtos ou serviços, e se os meus fornecedores aumentarem os seus preços, e se deixarem de utilizar os meus produtos ou serviços? Pode passar horas ou dias a perguntar-se "E se?" sem nunca chegar ao fim, por isso aconselho-o a fazer uma projeção de custos tão detalhada quanto possível e a acrescentar um aumento de 15% ao orçamento de custos. Com este método, terá sempre uma rede de segurança para estas despesas imprevistas.

Uma boa projeção de custos com boas margens de segurança é um dos aspectos que os bancos ou instituições financeiras têm em conta quando avaliam a sua empresa para um empréstimo. Desta forma, mostra-lhes que está preparado para quaisquer contratempos e que será capaz de superar potenciais contratempos financeiros.

Projeção do balanço

Na secção seguinte, deve preparar uma projeção do balanço. O balanço ajuda-nos a ter uma compreensão mais profunda do contexto financeiro da empresa, utilizando como valores os activos, os passivos, as vendas de capital e o património líquido da empresa durante um período de tempo específico.

Pode recorrer a contabilistas para fazer esta parte, caso não tenha muitos conhecimentos de contabilidade e finanças.

Poderá então pensar que não faz sentido fazer uma projeção de balanço para uma nova empresa, uma vez que esta ainda não possui todos estes elementos. Neste caso, aconselho-o a fazer uma projeção utilizando os dados do seu sector. Pesquise na Internet o máximo de informação possível sobre o segmento de mercado que escolheu, utilizando as projecções de vendas como guia.

Tente alargar a sua rede de contactos a empresários do seu sector com anos de experiência e que já tenham feito projecções para o seu próprio negócio para o apoiar no seu.

Será uma boa formação para si, enquanto empresário, fazer pelo menos uma pequena projeção dos primeiros 6 meses da sua empresa, em que calcula os activos, os passivos e o montante de dinheiro que vai investir. Especialmente se planear angariar fundos rapidamente no início.

Projeção da demonstração de resultados

Em seguida, faríamos a projeção da demonstração de resultados, que nos permite ver o lucro líquido da empresa, subtraindo o custo dos serviços ou produtos vendidos, impostos e despesas diferentes.

Tal como acontece com as projecções anteriores, isto é muito mais simples de fazer para uma empresa estabelecida. É mais complexo para uma empresa em fase de arranque, mas pode planear as diferentes fases da sua empresa como uma provável declaração de lucros e perdas que utilizaria como amostra para investidores e instituições financeiras. Isto mostra-lhes que fez a pesquisa necessária, fazendo uma estimativa exacta dos seus rendimentos ao longo de diferentes períodos de tempo (1, 3 ou 5 anos).

Tudo isto parece muito complexo e moroso e, se não tem ideia de como começar, não recomendo que o faça. Na Internet existem empresas que se dedicam a fazer este tipo de projecções em cada segmento de mercado. Peça-lhes que lhe forneçam dados sobre as vendas de produtos ou serviços em diferentes nichos de mercado e níveis de progressão realistas e projectados para o sector.

Inclua todos estes dados nas suas projecções ou escolha os mais específicos para o seu sector, uma vez que podem existir muitas diferenças dentro do mesmo segmento de mercado.

Exemplos: Um exemplo do que foi dito acima é este excerto de um artigo escrito sobre o coaching de vida como indústria, que foi publicado pela CNBC em 2021, que menciona que o coaching de vida faz parte da indústria do coaching profissional, que acumulou pelo menos 5 mil milhões de dólares a nível global nesse ano. Existem vários tipos de coaching dentro deste grande grupo, como o coaching de liderança executiva ou o coaching de nutrição. Estima-se que existam atualmente cerca de 71.000 coaches profissionais no mundo, com cada vez mais profissionais a aderirem todos os anos.

Outro artigo baseado no Global Coaching Studies Final Report refere o crescimento da indústria do coaching profissional a nível mundial. Entre 2015 e 2019 registou-se um aumento de 33% no número de novos coaches profissionais. Também fala sobre os salários anuais projetados para um coach de vida médio. Ele menciona que um coach de vida geralmente pode ganhar uma média de US $ 31 por hora.

Projeção do fluxo de caixa

O último passo para fazer as suas projecções financeiras é fazer uma projeção do fluxo de caixa. Esta é também uma etapa vital para a projeção financeira da sua empresa. O fluxo de caixa geralmente anda de mãos dadas com o balanço e a demonstração de re


projeccoes financeiras

Transcrição Projecções financeiras



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?