Transcrição Persistência
A persistência é a competência mais comum a todos os empresários de sucesso, porque os contratempos são uma parte rotineira do quotidiano de qualquer empresário. Ser persistente adquire-se reforçando a nossa mentalidade e encarando os desafios numa perspetiva de superação das adversidades. As pessoas persistentes tendem a acumular experiência de vida que as torna mais analíticas e racionais, pois sabem que parte do processo é saber perder e tentar de novo, aprendendo com os fracassos e aperfeiçoando os métodos utilizados.
Neste guia vamos abordar alguns dos elementos fundamentais em torno da persistência como uma das atitudes de vida mais importantes de qualquer empreendedor.
O que é a persistência?
A persistência é a capacidade de ultrapassar os fracassos e ganhar experiência com eles. As pessoas persistentes não vêem a derrota como um termo para as suas acções, mas como um ponto para meditar e aprender com os seus erros. A persistência implica saber resistir e formar um carácter de constância e trabalho.
Importância da persistência
A persistência como valor é de extrema importância para o desenvolvimento de qualquer projeto pessoal nas nossas vidas. Segundo as estimativas, apenas 5 a 10 por cento das empresas em fase de arranque conseguem manter-se durante os dez anos seguintes. Isto deve-se ao facto de que começar do zero é uma tarefa verdadeiramente árdua, especialmente se acrescentarmos a inexperiência com que muitos começam a enfrentar o seu primeiro projeto empresarial.
Tendo isto em conta, é normal que ao longo do caminho encontremos fracassos e adversidades que nos podem fazer acreditar que devemos parar de tentar, é aí que as pessoas persistentes conseguem ver uma oportunidade de aprender e melhorar com os erros em vez de abandonarem os seus projectos a meio.
Ser persistente não é insistir por insistir, mas sim aprender com o que não funcionou como esperado, reformular as nossas estratégias e experimentar novos métodos sem abandonar os sonhos e aspirações que temos.
Nem sempre tudo dá certo à primeira, e as coisas mais difíceis de alcançar oferecem mais resistência, como é natural. Temos de nos adaptar à ideia de que não temos de gozar a vitória com apenas uma tentativa, o importante é não deixar de tentar, pois podemos falhar inúmeras vezes, basta acertar uma vez.
Ser persistente, não teimoso.
É importante diferenciar entre ser persistente e ser teimoso. A pessoa teimosa é aquela que não se apercebe de que, se realizar sempre as mesmas acções, obterá sempre os mesmos resultados. Por outro lado, a pessoa persistente assume as suas responsabilidades
persistencia