Transcrição A mentalidade empresarial
A mentalidade é um daqueles conceitos que são frequentemente mais complexos do que parecem à primeira vista. O mindset não é um pensamento ou uma crença em particular, mas todo um sistema complexo de concepções, atitudes e pensamentos que se inter-relacionam para nos dar uma perspetiva dos acontecimentos presentes e futuros. Ter o mindset certo para cada situação não é mais do que prepararmo-nos a nível psíquico e espiritual para enfrentar com determinação cada um dos desafios que se nos apresentam.
Tendo em conta a importância deste tema para o nosso desenvolvimento pessoal quando enfrentamos um novo projeto, abordaremos algumas das questões básicas que o ajudarão a formar a mentalidade certa para cada desafio que enfrenta.
Preparação
Uma das questões básicas em torno do mindset é a preparação. A preparação envolve uma tentativa de prever eventos futuros e o cenário que irá enfrentar. Por exemplo, se soubermos que temos de apresentar o nosso projeto a um grupo de investidores, uma forma eficaz de nos mentalizarmos é prepararmo-nos considerando o cenário mais realista que podemos enfrentar. Para tal, devemos imaginar o que pode correr mal e como devemos reagir no caso de isso acontecer.
Podemos imaginar que o projeto vai ser rejeitado, que nos vão pedir mais participação por menos investimento, que vamos ficar nervosos, etc. Quando pensamos nestes cenários na nossa cabeça, tomamos consciência das nossas reacções e decisões a este respeito. Se isso acontecesse, já tínhamos aceitado essa possibilidade e praticado uma espécie de ensaio sobre como nos comportaríamos para tirar o máximo partido dela, pelo que a preparação é fundamental para formar a mentalidade correta.
Gerir diferentes opções
Outra recomendação importante relativamente à mentalidade é saber sempre gerir mais do que uma opção. Como explicado anteriormente, a preparação implica prever diferentes possibilidades adversas e ensaiar antecipadamente as nossas reacções e decisões. Gerir diferentes opções, neste caso, refere-se a ter alternativas tanto para quando as coisas correm bem como para quando correm mal.
No seguimento do exemplo anterior, em que estávamos a fazer o cenário de uma negociação com investidores, uma boa maneira de criar a mentalidade correta é ter opções para os casos em que ganhamos e para os casos em que perdemos. Supondo que a nossa oferta inicial é aceite, qual é o próximo passo a dar, em que vamos investir o dinheiro e como vamos fazer com que tenha um bom desempenho.
Depois de saber como agir no caso de a oferta ser aceite, deve fazer o mesmo no caso de ser rejeitada. Se a oferta for rejeitada, já deve ter outra opção de investimento, uma nova oferta ou uma variante que lhe permita continua
mentalidade