logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Medo da responsabilidade

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Medo da responsabilidade


Regra geral, os empresários que iniciam a sua atividade pela primeira vez vêm de um emprego estável onde trabalhavam por conta de outrem. As mudanças psicológicas por que passamos na transição de empregado para chefe são complexas de assimilar, porque temos de começar a treinar-nos numa atitude centrada na responsabilidade e na gestão.

Deixamos de receber ordens para sermos nós a dá-las, de trabalhar para outras pessoas para ter outras pessoas a trabalhar para nós. Perante este cenário de inexperiência e de mudanças bruscas na nossa realidade, é normal que surjam alguns receios de responsabilidade.

O futuro da nossa empresa será determinado pela nossa capacidade de gestão e planeamento, bem como pela orientação que damos no dia a dia. Se quer ser um bom líder, tem de começar por tomar consciência de que tem de assumir responsabilidades com firmeza e aprender a lidar com o stress que isso pode causar.

Ao longo deste guia, abordaremos alguns aspectos gerais que giram em torno do medo da responsabilidade, uma vez que é um tema de grande impacto no início de qualquer empresário.

Tome as suas decisões com firmeza

É preciso aprender a tomar decisões no seu negócio com firmeza e confiança. Uma atitude hesitante quando se trata de definir direcções ou planear os processos internos da sua empresa pode levar a inseguranças no seio da sua força de trabalho. A tomada de decisões não é uma tarefa fácil e pode, obviamente, levar a muito stress, devido à incerteza dos resultados que podem advir das decisões que tomamos.

No entanto, alguém tem de tomar decisões porque todas as empresas precisam da orientação e da visão do seu líder, o que não significa que não se possa ajudar a si próprio e partilhar responsabilidades com outros gestores ou pessoal qualificado para esta tarefa.

Partilhar responsabilidades

Embora deva ser firme quando se trata de tomar decisões que dizem respeito à sua empresa, não é aconselhável concentrar todas as responsabilidades em si próprio. Quando concentramos todo o poder na nossa própria pessoa, podemos ficar cegos pela nossa própria perspetiva, incapazes de analisar a situação de um ponto de vista diferente do nosso. Qualquer líder sabe que a chave para uma boa gestão é rodear-se de pessoas inteligentes e capazes. Desta forma, teremos um grupo de gestão que nos ajudará a aliviar o stress de assumir a responsabilidade por cada uma das nossas decisões.

Outra medida muito eficaz dentro de uma empresa é dividir o trabalho por sectores e designar pessoas responsáveis por cada uma das tarefas, desta forma é possível controlar e dirigir as acções mais importantes, enquanto se delegam responsabilidades a outras pessoas. Identificar e formar os seus trabalhadores mais qualificados para que possam assumir a supervisão de processos importantes. Saber delegar responsabilidades é necessário para o crescimento da sua empresa, bem como para a sua saúde e estabilidade mental.

Seja fiel à sua visão

A última questão que abordaremos neste guia, relativamente à assunção de responsabilidades, é a necessidade de nos mantermos fiéis à nossa visão. A nossa visão da empresa é a imagem que criamos para nós próprios de como queremos que ela se desenvolva e de como queremos que seja o futuro da empresa. Todas as nossas acções e processos visam a realização da nossa visão. Se uma decisão for errada, pode ser corrigida no futuro, mas o abandono da nossa visão pode significar a perda dos objectivos iniciais para os quais decidimos criar a nossa empresa. A visão da empresa é a diretriz para o trabalho a realizar e os valores com os quais abordaremos cada um dos desafios futuros.


medo responsabilidades

Transcrição Medo da responsabilidade



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?