logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Medo de rejeição

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Medo de rejeição


Quando o nosso produto ou serviço está prestes a ser lançado no mercado, é normal que sintamos um certo receio de rejeição ou de não ter a aceitação que esperamos. Embora este sentimento seja muito normal, temos de aprender a geri-lo de forma inteligente, para que não interfira no desenvolvimento do nosso negócio. A rejeição deve ser aceite como uma possibilidade, nem toda a gente tem os mesmos gostos e não valoriza necessariamente o nosso trabalho da mesma forma.

Não tem de se concentrar em agradar aos desejos de todos, concentre-se nos gostos particulares do seu nicho de mercado e recolha apenas as opiniões que são úteis para a melhoria do seu negócio. A crítica é uma constante que estará sempre presente, independentemente da qualidade com que se trabalha. Aprenda a lidar com a rejeição e ela deixará de ser um problema para a sua empresa. Neste guia vamos falar sobre o medo da rejeição e como aprender a lidar com ele para que não interfira nos nossos processos de negócio.

Não tem de ser apreciado por toda a gente. Concentre-se nos seus clientes.

Por muito grande que seja o seu mercado, ele será sempre limitado por aqueles que partilham as mesmas necessidades e procuram ter acesso a um padrão de qualidade em linha com as soluções fornecidas pela sua empresa. Se tentar oferecer algo que agrade a todos, o mais provável é que nunca consiga especializar a sua clientela nem fidelizá-la à sua empresa.

O que pode ser um ótimo produto para uns pode ser uma má opção para outros, e aqui entram em jogo muitos factores, como a qualidade, o preço, as percepções pessoais, entre outros. Da mesma forma que ignora produtos ou serviços oferecidos por outras empresas porque não lhe parecem ser a melhor opção para satisfazer as suas necessidades, o mesmo acontece com outros em relação à sua empresa, o que não significa que o seu produto ou serviço não seja de qualidade.

Responda aos gostos do seu potencial cliente

O seu principal foco deve ser identificar o seu potencial cliente e responder aos seus gostos. O seu cliente potencial é aquele para quem o seu produto ou serviço é especificamente concebido. É este o sector que deve procurar agradar e não toda a massa do mercado que pode gerar opiniões negativas mesmo que não tenha interagido com os serviços ou produtos da sua empresa. Embora as opiniões do mercado sejam importantes, é preciso aprender a discernir entre as opiniões que são informativas e as que são geradas por sectores que não são representativos da sua clientela.

Terá sempre críticos

Se há uma coisa que tem de aceitar o mais depressa possível, é que, independentemente da qualidade do seu produto ou serviço, terá sempre críticos. Nenhuma das maiores empresas do mundo, nem mesmo as que mais vendem por ano, escapam às críticas do mercado.

É preciso aprender a lidar com este fenómeno, porque uma das coisas que advém da exposição ao público é ter de aceitar os critérios de diferentes grupos sociais que não partilham necessariamente os seus gostos, valores ou opiniões. Se deixar que cada uma destas críticas afecte a sua forma de trabalhar, não conseguirá conquistar nenhum nicho de mercado, pois por mais que se esforce, não conseguirá agradar a todos.


medo rejeicao

Transcrição Medo de rejeição



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?