Transcrição Eliminar as más crenças
A seguir, vamos abordar um tema que tem muito a ver com a forma como percepcionamos os acontecimentos e as situações que nos rodeiam. As más crenças levam-nos a tomar decisões erradas devido à falta de conhecimento ou de experiência. Repetir o que ouvimos pensando que, porque muitas pessoas o dizem, deve ser verdade, é uma das falácias mais comuns em que podemos cair quando somos novos num determinado negócio.
Durante este guia, vamos falar sobre três dos equívocos mais comuns que giram em torno do empreendedorismo. Desta forma, poderá prevenir-se de não aceitar qualquer uma destas crenças como verdadeira, para que não cometa erros que podem ser facilmente evitados.
Preciso de muito dinheiro para começar um negócio
Uma das crenças mais comuns sobre o empreendedorismo é a de que é preciso muito dinheiro para começar o seu próprio negócio. Nada poderia estar mais longe da verdade. Muitas das maiores empresas do mundo atual começaram numa garagem ou num quarto de um apartamento. Não precisa de grandes somas de dinheiro para dar os primeiros passos no seu negócio, precisa de criatividade e formação pessoal, desta forma poderá encontrar soluções económicas que lhe permitirão obter os primeiros rendimentos para investir no seu negócio e fazê-lo crescer progressivamente.
Tenho de deixar o meu emprego se quiser ter o meu próprio negócio.
Outra das crenças mais comummente aceites é a de que temos de deixar o nosso emprego se quisermos ter o nosso próprio negócio. Esta ideia gera muitas inseguranças, pois o facto de ter de abandonar a nossa fonte segura de rendimento para iniciar um negócio que não sabemos se dará frutos no futuro, pode ser uma ação muito arriscada que nem todos estão dispostos a tomar.
A verdade é que não é necessário deixar o emprego para começar o seu negócio, muitos empresários são empregados e proprietários do seu negócio ao mesmo tempo, especialmente nas fases iniciais em que os lucros do negócio não são suficientes para nos sustentar. Deixar ou não de trabalhar é uma decisão pessoal, que depende do nosso próprio planeamento e da nossa capacidade de gerir o tempo de que dispomos. Não é segredo que um novo negócio exige a nossa atenção e empenho, mas se nos sentirmos capazes de gerir ambos ao mesmo tempo, não há nada que nos impeça.
As empresas demoram muito tempo a crescer
Um dos argumentos mais comuns que desencoraja o empreendedorismo é o facto de as empresas demorarem muito tempo a crescer e a tornar-se rentáveis. Cada negócio tem as suas particularidades que vão depender m
mas crencas