logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Inseguranças

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Inseguranças


A criação de um negócio próprio pode gerar muitas inseguranças, especialmente para os empreendedores de primeira viagem. Estas inseguranças são normalmente condicionadas por uma série de factores que se centram na falta de preparação ou planeamento, razão pela qual saber identificar as fontes originais destas inseguranças nos permitirá enfrentá-las com estratégias criativas e inteligentes.

Durante o desenvolvimento deste guia, abordaremos alguns dos aspectos-chave que giram em torno deste tema, analisando três das inseguranças mais comuns que surgem entre os empresários que estão a iniciar o seu negócio pela primeira vez.

Inseguranças financeiras

Um primeiro grupo importante de inseguranças que surgem quando se inicia um negócio próprio são as inseguranças financeiras. Estas são desencadeadas pelo sentimento de instabilidade financeira que pode surgir quando se tem a ideia de deixar o emprego estável e tentar viver do rendimento gerado pela empresa. É evidente que nem toda a gente consegue lidar muito bem com a pressão de estar condicionado a alcançar determinados resultados financeiros na nossa atividade para podermos sustentar-nos e satisfazer as nossas necessidades. No entanto, existem algumas estratégias que podem ser úteis para combater este tipo de inseguranças.

Planear as suas poupanças: planear as suas poupanças é uma boa estratégia para combater as inseguranças financeiras. A ideia é organizar os seus rendimentos de trabalho de forma a ter sempre um excedente para acumular, de modo a que, quando faltar ao trabalho, possa cobrir as suas despesas durante alguns meses. Isto permitir-lhe-á dispor de um período de tempo durante o qual poderá avaliar o potencial de crescimento da sua empresa enquanto estiver desempregado.

Mantenha o seu emprego: Outra estratégia comum para ultrapassar as inseguranças financeiras é manter o emprego enquanto inicia a sua empresa. Se não for capaz de planear as suas poupanças e tiver a capacidade de gerir o seu tempo de forma eficiente, pode optar por ficar empregado durante os primeiros meses da sua empresa. O início de qualquer negócio é normalmente muito difícil, pois é nesta altura que começamos a construir a nossa clientela e as nossas vendas são frequentemente baixas.

Inseguranças pessoais

O segundo grupo importante de inseguranças a que nos vamos referir neste guia são as inseguranças pessoais. As inseguranças pessoais são aquelas que resultam do facto de não sabermos se temos as competências necessárias para realizar com sucesso uma determinada tarefa. Isto leva-nos a repensar a ideia de iniciar ou não um negócio, porque como não temos experiência, somos invadidos pelo medo de não estarmos suficientemente preparados. A melhor maneira de combater as inseguranças pessoais é investir dinheiro e tempo na nossa preparação. Os nossos conhecimentos e competências são dos bens mais valiosos que possuímos, pelo que não devemos hesitar em investir neles de forma sensata. Se nos prepararmos antecipadamente para a tarefa que tencionamos realizar, é provável que as inseguranças pessoais em relação a ela desapareçam.

Inseguranças causadas pelo medo de falhar

O terceiro grupo de inseguranças mais comum é o das inseguranças geradas pelo medo de falhar. O medo de falhar é um fenómeno muito comum, desde as expectativas geradas pelo nosso grupo próximo de amigos e familiares, até àqueles que confiaram em nós e nos ajudaram, a ideia de sermos vistos a falhar é algo com que é difícil de lidar.

Não queremos desiludir os que nos rodeiam e acreditamos que, se falharmos, seremos julgados como incapazes. A verdade é que o fracasso é uma parte muito importante do caminho para o sucesso. Quanto mais cedo aceitar o fracasso, mais fácil será aprender com ele e utilizá-lo para melhorar as suas estratégias.


insegurancas

Transcrição Inseguranças



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?