logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Medos

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Medos


O medo é um fenómeno muito comum na natureza humana, especialmente quando somos confrontados com situações desafiantes em que não temos tudo sob controlo. Sentir medo não é de todo mau, pois também funciona como uma indicação de alguns aspectos que precisamos de trabalhar e melhorar. O problema relacionado com o medo é quando ele nos domina, interrompendo o nosso progresso e paralisando as nossas acções. Para tal, é necessário trabalhar na gestão das nossas emoções, de modo a aprendermos a identificar as fontes do nosso medo e a abordá-las com estratégias eficazes.

Ao longo deste guia, abordaremos alguns dos aspectos básicos relacionados com este tema, para que possa aprender a melhorar o seu controlo emocional e trabalhar na gestão do seu medo, de modo a que este não se torne um impedimento ao seu progresso.

O medo e o controlo emocional

O medo não deve ser combatido na perspetiva de querer eliminá-lo, mas sim na perspetiva de aprender a controlá-lo com a inteligência emocional necessária para o fazer. É preciso aceitar o medo como uma realidade que vai surgir no seu caminho, não se deve sentir mal por isso. O importante é que ele não o domine e que compreenda que, enquanto emoção, não pertence ao lado racional do seu cérebro, pelo que deve ser mais forte do que ele.

O controlo emocional também será útil para saber identificar que tipo de medo está a sentir, porque, como dissemos antes, nem todo o medo é prejudicial, mas há medos que são úteis como indicação de aspectos que devemos trabalhar e há outros que podem ser paralisantes para o desenvolvimento e progresso das nossas tarefas.

Medo paralisante

O medo paralisante é o mais prejudicial de todos, pois actua como um obstáculo ao desenvolvimento pessoal e ao crescimento dos nossos projectos. O medo paralisante leva-nos a abandonar as acções que queremos levar a cabo devido à nossa incapacidade de gerir o nosso estado emocional. Uma estratégia eficaz para gerir o medo paralisante consiste em expor-se progressivamente a situações que lhe são difíceis de enfrentar.

Se o seu medo do palco é tão forte que o impede de interagir em público, dar uma palestra ou uma conferência, pode começar por tentar expor-se em ambientes amigáveis que o façam sentir-se mais confiante. Desta forma, o seu subconsciente preparar-se-á progressivamente para enfrentar acontecimentos mais complexos, tomando as experiências anteriores como forma de moldar as suas emoções.

O medo como indicador

Como explicámos, sentir medo não é, muitas vezes, sintoma de algo negativo. Muitos de nós já sentimos medo em certos aspectos da nossa vida, mas isso não nos impediu de realizar as nossas acções sem qualquer inconveniente. O medo é um sentimento que responde ao instinto de sobrevivência do ser humano e, por isso, tenta muitas vezes alertar-nos para coisas de que temos de estar conscientes. Não é errado ter medo de ter de dar uma palestra em inglês se sabe de antemão que não é fluente nessa língua, o medo, neste caso, está a alertá-lo para o facto de a sua preparação ser insuficiente para realizar a tarefa que pretende desempenhar. Este tipo de medo deve ser combatido através da observação dos nossos defeitos e do trabalho de aperfeiçoamento das nossas capacidades pessoais.

Melhore o seu controlo emocional e aprenda a identificar as fontes do seu medo e este deixará de ser um obstáculo ao seu progresso pessoal ou profissional.


insegurancas medos

Transcrição Medos



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?