logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Não ter medo de cometer erros

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Não ter medo de cometer erros


Os erros são um dos fenómenos que mais desagradam aos novos empresários, dando origem ao medo de errar, o que pode ser prejudicial porque atrasa o desenvolvimento das nossas acções e da nossa criatividade. O medo de errar não pode ser um impedimento ou um fator limitativo quando se trata de inovar ou de realizar processos com determinados riscos. Os erros devem ser aceites como um fenómeno que faz parte do desafio de empreender e tentar construir algo com o nosso próprio esforço.

Ao longo do desenvolvimento deste guia, iremos abordar alguns dos conceitos básicos relacionados com este tema, para que aprenda a moldar a sua perspetiva sobre os erros e a aceitar correr novos riscos sem medo de errar.

Valorizar sempre o cenário de erro

Ao planear uma estratégia ou ao tentar tomar novas acções, valorize sempre que o cenário de erro existe. O erro é uma constante comum no desenvolvimento de qualquer empresa; as empresas mais bem sucedidas do mundo falharam muitas vezes até conseguirem encontrar a fórmula do sucesso.

Cometer erros não é um retrocesso no seu desenvolvimento; pelo contrário, é a forma mais correta de reformular as suas estratégias, melhorá-las e encontrar novas soluções para os problemas.

Embora errar normalmente gere um certo grau de frustração, o que é totalmente compreensível, a mentalidade com que assumimos esse erro pode fazer a diferença entre tirar algum proveito do erro ou desperdiçar a oportunidade de aprender com o nosso fracasso para acumular experiência na hora de enfrentar novos desafios. Trate cada erro como uma escola que o prepara no seu caminho para o sucesso.

Risco, sucesso e erro

Risco, sucesso e erro são três variáveis na mesma equação. Dificilmente alcançará resultados significativos se não arriscar um pouco. Pense que se o que quer fosse fácil de alcançar, toda a gente já o teria conseguido antes. A diferença entre resultados notáveis e resultados vulgares reside na tolerância ao risco da pessoa que o executou. A tolerância ao risco não é mais do que o nível de capacidade emocional que desenvolvemos para suportar a pressão de tomar uma ação, assumindo que existe uma grande possibilidade de estarmos errados.

Uma determinada situação é caracterizada como arriscada devido à sua probabilidade de falhar. Por conseguinte, à medida que o risco aumenta, aumentam também as hipóteses de estar errado e obter um resultado positivo.

Errar ou aceitar o erro

Se for capaz de pesar as probabilidades de se enganar e as probabilidades de aceitar, verá que tem a vantagem a seu favor. Em termos pragmáticos, cada vez que errar, não só ganhará mais experiência, como poderá tentar de novo sempre que quiser.

Por outro lado, se tomou a decisão de empreender algo grande, que envolve uma certa dose de risco, só precisa de acertar uma vez para colher os frutos do seu esforço. Não faltam grandes empresários que falharam várias vezes na gestão de uma empresa bem sucedida, mas que, uma vez bem sucedidos, foram capazes de maximizar os seus resultados e tirar o máximo partido deles.

Aceite o desafio de correr riscos, sempre de forma inteligente e com uma gestão adequada, não tenha medo de cometer erros e aproveite cada passo que dá com confiança. Não existe uma forma exacta de antecipar se uma decisão está certa ou errada, estar errado é uma representação de ter a coragem de agir.


insegurancas enganar se

Transcrição Não ter medo de cometer erros



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?