logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Importância do plano de actividades

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Importância do plano de actividades


O plano de negócios é uma parte vital do processo em que qualquer empresário inicia a sua vida empresarial. Muitos futuros empresários e aspirantes a empresários acreditam erradamente que um plano de negócios não é necessário para o sucesso da sua empresa. Aconselham-no a não perder o seu tempo com um plano, com base em argumentos vazios.

Deve ser claro para si que o planeamento correto das suas estratégias e mecanismos de gestão da sua empresa são partes essenciais que não deve ignorar. E eu vou explicar porquê.

Objectivos principais

Para começar corretamente, vou explicar que o plano de negócios tem dois objectivos gerais:

  • O primeiro e mais significativo é o facto de ser utilizado como um auxiliar para ajudar a gerir o seu negócio de uma forma mais organizada. Serve como um guia ou manual para delinear com maior especificidade e clareza todos os aspectos da gestão da sua empresa. É claro que nada neste plano é fixo, há espaço para adaptação e inovação.
  • Pense nele como o seu itinerário de férias, no qual define onde vai, a que horas e que estradas vai utilizar. Mas, dependendo do que acontecer ou das novas atracções que quiser desfrutar, pode alterá-lo e adaptá-lo a essas novas necessidades.
  • É, portanto, uma ferramenta ideal para construir os seus planos futuros, conceber as suas estratégias de venda e a sua abordagem de parceria, o que aumenta consideravelmente as suas hipóteses de sucesso.
  • O segundo objetivo é a necessidade de um plano de negócios bem definido para qualquer ação que pretenda realizar com a sua empresa, quer se trate de expandir a sua atividade, de encontrar novos investidores ou de contrair empréstimos junto de instituições financeiras. É necessário demonstrar e transmitir a confiança de que a sua empresa tem um plano de sucesso ou não conseguirá obter o apoio de ninguém.
  • Os bancos querem minimizar ao máximo o risco de fracasso e a maioria dos investidores privados nem sequer o ouvirá sem uma previsão sensata do retorno provável dos seus lucros. O plano de negócios é a base sobre a qual se constrói todo o negócio e, sem ele, as hipóteses de sucesso são reduzidas.
  • O terceiro objetivo de um plano de negócios é quando se pretende expandir a empresa e atrair novos parceiros ou colegas para trabalharem consigo. Se quiser que um membro da família ou um amigo próximo se junte à sua empresa, poderá não precisar de um plano de negócios formal e bastará uma explicação da sua empresa.
  • Mas se quiser atrair um parceiro de uma forma mais profissional, um bom plano é o que convencerá qualquer pessoa de que você e a sua empresa valem a pena.
  • É a melhor forma de lhes dar confiança no sucesso da sua empresa.

Coisas a considerar

Existem diferentes formas de elaborar o seu plano de negócios, e um aspeto a considerar é o tipo de negócio que tem e os seus objectivos de expansão e investimento.

Se estiver a iniciar o processo de obtenção de um empréstimo ou de um potencial investidor privado, é necessário um plano pormenorizado, sem poupar nos detalhes. Este tipo de plano é extenso e minucioso, com uma organização específica que os investidores e as instituições têm em conta quando se comprometem com a sua empresa. Para este tipo de tarefa, é necessário um plano de negócios pormenorizado, com várias páginas. Estes tipos de planos podem ser encontrados na Internet ou pode contratar um serviço profissional para o ajudar a elaborá-los.

Se não está a planear solicitar assistência financeira neste momento, um plano de negócios simples de uma página pode conter tudo o que precisa para o orientar. Pode escrever um plano de negócios simples numa pequena folha de papel e expandi-lo progressivamente. Para uma empresa simples, como um instrutor de fitness ou um treinador de negócios, não é necessário um plano tão pormenorizado inicialmente. Se se vai encontrar com clientes algumas vezes por semana ou fazer consultas online, não precisa de um plano de negócios de 100 páginas.

O plano de negócios é o fio condutor entre as fases de ideação e a parte prática e efectiva do seu empreendimento. É por isso que deve criar um plano de negócios orgânico, que cresça consigo e se adapte às exigências e necessidades da sua empresa em crescimento.

Importância do plano de actividades por área de trabalho

Uma empresa é constituída por um conjunto de departamentos ou áreas, d


importancia

Transcrição Importância do plano de actividades



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?