logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Porque é que é necessário um coach profissional?

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Porque é que é necessário um coach profissional?


Normalmente, temos dificuldade em olhar para nós próprios de forma objetiva e, por vezes, também não fazemos ideia de como os outros nos vêem. Não temos tempo para nos analisarmos; estamos tão ocupados a viver que nos limitamos a reagir ao nosso ambiente sem refletir seriamente sobre as causas e consequências das nossas acções.

Talvez não saibamos como nos auto-analisar, não tenhamos as ferramentas certas ou não tenhamos sido educados dessa forma. Seja como for, quando nos sentimos bloqueados, duvidamos do caminho a seguir ou temos falta de motivação, precisamos realmente de alguém que seja um espelho e nos mostre quem somos, que nos ouça e nos faça refletir sobre o caminho que estamos a seguir.

Um coach profissional é formado para isso. Não só tem a capacidade, mas também a vontade de acompanhar as pessoas no seu processo de mudança. É alguém que vê o nosso potencial, que nos ajuda a descobrir os nossos pontos fortes e fracos e a fazer sobressair o melhor que temos para oferecer. É alguém a quem temos de prestar contas quando seguimos o plano que traçámos e que, ao mesmo tempo, nos encoraja.

Hoje em dia, podemos encontrar um coach para qualquer área da nossa vida, seja nos nossos projectos pessoais ou nos negócios.

Surgimento e antecedentes do coaching

A palavra "coach" é um termo inglês que tem a sua origem etimológica na Hungria, no século XV, e que se refere a um novo tipo de carruagem criado nessa altura (kocsi). Com o tempo, evoluiu para definir uma especialidade cada vez mais procurada que ajuda as pessoas a passar de um ponto para outro na sua vida pessoal ou profissional.

Uma utilização mais próxima começou no século XX, com coach como treinador desportivo e o verbo inglês "to coach" para a atividade de treino. Neste contexto, o treinador acompanha os atletas e, em conjunto, trabalham para desenvolver competências e atingir os seus objectivos.

Um dos antecedentes mais importantes do coaching é o livro "The Inner Game of Tennis", cujo autor, Timothy Gallwey, aborda o que se passa na mente de um atleta e como o jogo interior (dúvidas, medos e distracções) determina o triunfo ou a derrota. Gallwey é o criador de um método de coaching que transcendeu a arena desportiva e tem sido utilizado nos negócios, na educação e na saúde.

As origens do coaching remontam à Grécia antiga, com o surgimento da filosofia grega e de pensadores como Pitágoras, Platão e Sócrates. O método de Maiêutica de Sócrates, que procura a clareza e a auto-consciência através de um processo de perguntas que convidam à reflexão e ajudam a encontrar respostas em si próprio, foi retirado deste último.

No coaching, muitos campos de conhecimento convergiram com o objetivo de maximizar o potencial pessoal e profissional. Atualmente, esta disciplina apoia-se em fontes como a psicologia, a neurociência, a ontologia, as ciências sociais, o desenvolvimento empresarial, a inteligência emocional e a filosofia, entre outras.

Todos estes conhecimentos são utilizados para desenvolver o potencial humano através da aprendizagem, da consciencialização e da responsabilidade individual, onde a mente é treinada para atingir os nossos objectivos, melhorar o desempenho, adquirir novas competências e alcançar uma maior qualidade de vida.

Neste processo, o coach é o guia e o coachee ou cliente é o protagonista.


importancia coaching profissional

Transcrição Porque é que é necessário um coach profissional?



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?