Transcrição Identidade da marca
Antes de começar a desenvolver a identidade da sua marca, deve primeiro saber o que é e como a diferenciar do resto dos seus esforços empresariais. A identidade da marca é o conjunto de caraterísticas visíveis que definem a missão e os valores da sua empresa. Alguns exemplos podem ser: o tipo de design que utiliza para os seus produtos, o logótipo da sua empresa, o estilo geral que utiliza para se mostrar ao seu público.
Com todas estas caraterísticas, o que tentamos alcançar é criar uma impressão duradoura e positiva nos nossos clientes. Estas caraterísticas conferem aos nossos produtos ou serviços uma qualidade única que não podem encontrar noutros. Transmite a identidade da sua empresa e a forma como lida com os problemas. Também comunica os sentimentos e sensações que pretende que os seus clientes tenham quando utilizam os seus produtos ou serviços.
Para dar um exemplo de uma identidade de marca única e mostrar o efeito que tem na perceção do consumidor, em que pensaria se lhe dissesse para pensar num refrigerante e na cor vermelha? Tenho quase a certeza de que pensaria na Coca-Cola, o icónico refrigerante com gás. Um exemplo perfeito de uma identidade de marca de grande sucesso, que é quase instantaneamente reconhecível por qualquer pessoa, mesmo por aqueles que não são consumidores regulares do produto.
Com uma identidade de marca reconhecível e bem concebida, é possível atrair e manter um cliente fiel durante muito tempo. É um dos elementos que o eleva acima do resto da concorrência e o estabelece como um ponto de referência para o consumidor.
Benefícios de uma boa identidade de marca
A construção de uma boa identidade de marca traz-lhe muitos benefícios, alguns dos quais notará objetivamente e outros que são mais subtis, mas muito importantes. Eis alguns exemplos desses benefícios:
- Fidelidade do cliente: Pense na criação de uma identidade de marca única como o início de uma amizade com os seus clientes - é a forma de lhes mostrar a sua maneira de pensar e de compreender como eles também pensam. A maioria dos clientes identifica-se com uma marca específica e mantém-se fiel a ela, independentemente das mudanças no mercado. Veja-se o caso da Apple ou da Samsung, ambas com uma fidelidade extremamente elevada por parte dos clientes.
- Diferenciar-sedo resto do mercado: A identidade da marca é também outra forma de se diferenciar e de se destacar da concorrência no seu segmento de mercado. Transmite as caraterísticas pelas quais quer ser conhecido e atrai os clientes que sabe que vão querer os seus produtos ou serviços. Isto permite-lhe estabelecer preços competitivos e gerar lucros.
- Denota qualidade: Quando se faz um trabalho profissional de identidade de marca, os clientes ficam a saber que a sua empresa é uma empresa de qualidade. Que tem um bom orçamento e, por conseguinte, que os seus produtos ou serviços serão bem feitos e satisfarão as suas necessidades. Quando a sua identidade de marca é de boa qualidade, pode também cobrar mais pelos seus produtos e os seus clientes estarão mais dispostos a pagar por eles.
- Melhora a perceção da sua marca: uma boa identidade de marca que mereça a confiança dos consumidores tornar-se-á gradualmente um dos pilares que atrairá os clientes. Enquanto empresário, não tem forma de controlar todos os aspectos da interação dos consumidores com a sua empresa, pelo que é a sua identidade de marca que tem esse peso. Os seus clientes satisfeitos e empenhados tornam-se porta-vozes dos seus produtos ou serviços para que outros os experimentem.
Como é que se cria uma boa identidade de marca?
Até aqui, já viu o que é a identidade de marca e as suas principais vantagens. De seguida, vou explicar como criar uma identidade de marca duradoura e bem sucedida. Vou dividi-la em várias etapas para facilitar a sua compreensão.
Pesquisa
Eu diria que esta é a fase mais trabalhosa do processo de criação da sua identidade de marca. Exigirá tempo, análise e a reunião de pessoas para o ajudar no processo criativo, pelo que não recomendo que enfrente esta tarefa sozinho. Antes de iniciar o processo criativo, deve ter em conta e clarificar vários aspectos:
- Público-alvo: Deve delimitar a quem se destinam os seus produtos ou serviços. Não é a mesma coisa se, por exemplo, o seu nicho de mercado for constituído por estudantes adolescentes entre os 12 e os 16 anos ou por trabalhadores com mais de 30 anos.
- Diferenciação da concorrência: Deve deixar claro o que o define a si e à sua empresa em relação a outras empresas semelhantes no mesmo segmento de mercado. Conhecer estas diferenças em relação à concorrência é essencial para criar uma identidade de marca única. Aprender com o que os seus concorrentes estão a fazer também lhe permitirá saber o que funciona e o que não funciona, para que possa implementá-lo mais tarde no seu processo.
- Estilo e personalidade: Embora uma empresa não seja uma pessoa, também tem uma perceção de personalidade e estilo. Com isto, transmite o valor do seu empreendimento e a forma como quer ser visto. Aqui você definiria que tipo de marca quer ser, uma de luxo, uma acessível para qualquer cliente, uma exclusiva, entre muitas outras. Certificando-se sempre de que este tom se adequa ao tom da sua empresa e dos seus produtos ou serviços.
Ideação e Design dos componentes visuais
Neste passo, depois de uma boa pesquisa que lhe tenha dado o máximo de dados úteis, é altura de transformar tudo isto numa expressão visual para a sua empresa. Até agora, já sabemos o estilo que queremos expressar, o tipo de clientes que queremos atrair e como o queremos fazer. Agora precisamos de traduzir tudo isso em imagens, formas e cores.
identidade marca