logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Evasão fiscal

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Evasão fiscal


Estamos a atravessar uma fase importante na legalidade do nosso negócio, temos sempre receio de pagar impostos, e um problema que pode surgir desta atividade legal na nossa empresa é a evasão fiscal. O que é a evasão fiscal? Em poucas palavras e para que se entenda, a evasão fiscal é cometida quando uma empresa ou empresário tenta esconder parte dos rendimentos dos seus serviços para pagar menos impostos. É preciso ter claro que esta atividade é ilegal e tem consequências legais que afectam a nossa empresa.

Exemplos de evasão fiscal.

A evasão fiscal não consiste apenas em pagar menos dinheiro pelos nossos rendimentos. Quando escondemos o nosso património, também é um exemplo válido de evasão fiscal, uma vez que não declaramos legalmente a existência dos nossos bens. A forma mais comum seria manipular os nossos rendimentos salariais, apresentando-os como inferiores ao que realmente são. Outra forma é aumentar deliberadamente os valores das nossas despesas pessoais e assumi-las como despesas profissionais. A evasão fiscal também ocorre quando beneficiamos de subsídios ou donativos sem cumprir os requisitos legais para justificar corretamente a sua existência.

Consequências da evasão fiscal.

Todas as nossas acções no mundo dos negócios têm consequências a longo ou a curto prazo. As repercussões da evasão fiscal recaem em grande parte sobre o Estado, afectando principalmente os serviços públicos e os recursos à disposição do Estado. Gera situações de confronto entre empresas que pagam os seus impostos e outras que os evadem sem escrúpulos. A principal consequência da evasão fiscal afecta-nos como empresa e a nossa imagem como empresários; é uma causa fatal da deterioração do prestígio da nossa empresa.

Problemas de pagamento.

Por vezes, a evasão fiscal é muitas vezes confundida com atrasos de pagamento devido a problemas de organização cuja solução está fora do nosso âmbito de atividade. Quando nos encontramos nesta situação, é necessário procurar ajuda especializada junto de agentes registados, advogados ou contabilistas certificados. Só estes profissionais qualificados nos poderão ajudar a resolver o problema. Um primeiro passo é saber claramente o que temos de pagar, como facturas, juros adicionais ou penalizações. Isto pode ajudar-nos a decidir se precisamos de um acordo de tempo para pagar.

Evitar os impostos legalmente.

É evidente que temos de pagar impostos sobre os nossos rendimentos e lucros empresariais, mas como podemos reduzi-los? Através de um planeamento fiscal que nos permita pagar legalmente uma taxa de imposto mais baixa, procurando a


evasao fiscal

Transcrição Evasão fiscal



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?