Transcrição Escolher a estrutura correta da empresa
Comecemos por abordar os diferentes tipos de modelos de empresa. Quer esteja a começar a sua empresa ou já tenha uma empresa estabelecida, é necessário parar e pensar na sua estruturação jurídica. É fundamental que pense nisto enquanto empresário, que escolha a estrutura empresarial mais adequada, tendo em conta as ramificações legais e fiscais. Desde o momento em que se inicia a empresa até à sua dissolução, se for o caso.
Pode parecer um pouco pessimista pensar assim, mas quando se inicia uma empresa, é necessário ter uma estratégia de saída clara a partir desse momento. Neste tópico, pretendo dar-lhe as ferramentas necessárias para escolher o modelo de negócio correto a utilizar, apresentando uma visão geral das suas caraterísticas. Também deve saber que só um advogado ou economista tem os conhecimentos necessários para o orientar completamente neste processo. Pode pesquisar e aprender para que, quando for confrontado com este processo, esteja mais bem informado.
Principais tipos de estruturação de empresas por forma jurídica
As leis a este respeito podem diferir consoante o país onde vive. Mas há caraterísticas comuns que facilitam a sua implementação a nível internacional. As descrições que lhe faço neste tópico pretendem dar-lhe uma ideia geral sobre o assunto, para que depois as possa adaptar às suas condições específicas.
Nos Estados Unidos, por exemplo, existem três tipos básicos de estruturação jurídica das empresas:
- Sole proprietorship.
- Sociedades de responsabilidade limitada.
- Sociedades anónimas.
As principais diferenças entre estes tipos de empresas são simples e fáceis de compreender. Uma das primeiras coisas que deve saber é que estas estruturas não são únicas e perpétuas para a sua empresa. Se, ao longo do percurso, decidir alterá-la, pode fazê-lo. Se, por exemplo, começar o seu negócio sozinho como empresário em nome individual e, no futuro, se expandir e acrescentar outros sócios, pode convertê-lo numa sociedade de responsabilidade limitada ou numa sociedade de responsabilidade limitada.
Nesta secção, gostaria de apresentar as principais caraterísticas, vantagens e pontos fracos das diferentes formas de organizar a sua empresa.
Empresário em nome individual
As empresas que optam por utilizar a estrutura de sociedade unipessoal ou de sociedade em nome coletivo não estão juridicamente separadas do seu proprietário. Isto significa que, em caso de falência ou insolvência da empresa e de dívida para com investidores ou instituições financeiras, os activos e os bens do proprietário podem ser utilizados para pagar essa dívida. Qualquer um dos activos, como uma casa, um carro ou outro bem pertencente ao proprietário, pode ser utilizado para este fim, dependendo da dimensão da dívida e das suas caraterísticas.
As empresas com este tipo de estrutura também controlam os impostos e as perdas de forma diferente. Neste caso, são normalmente tributados em uníssono com o proprietário e a empresa.
Sociedades anónimas e sociedades de responsabilidade limitada
As empresas que se tornam sociedades anónimas ou sociedades de responsabilidade limitada passam a ser uma entidade jurídica separada dos seus proprietários. Neste caso, os proprietários têm muito mais proteção em caso de falência.
Isto significa que, em caso de dívida ou falência, na maior parte das vezes os activos e os bens do proprietário da empresa não podem ser utilizados para pagar. As sociedades anónimas, as parcerias e as sociedades de responsabilidade limitada são tributadas separ
estrutura empresa