logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Plano estratégico de actividades

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Plano estratégico de actividades


Deve ser claro para si que a elaboração de um plano de negócios é vital para que o seu empreendimento avance e se adapte à mudança. Existem três razões principais pelas quais deve elaborar um plano de negócios.

Caso se pretenda iniciar um processo de financiamento. Para organizar e gerir com mais precisão todos os aspectos da sua empresa. E para atrair novos parceiros e colaboradores. Qualquer tipo de empresa, no início, deve ter um bom plano de negócios, que evolui com ela. O plano de negócios que faz no início da sua empresa é válido durante um ou dois anos, e depois tem de o adaptar às novas caraterísticas e estratégias da empresa.

Quando a sua empresa já está estabelecida e bem enraizada no mercado, então utiliza outro tipo de plano para a gerir e administrar corretamente. Este tipo de plano é designado por plano estratégico e é mais utilizado pelas empresas que já estão no mercado há algum tempo e que pretendem apostar no crescimento. O plano estratégico é um guia para o caminho que a empresa deve seguir durante um período de 3,5 anos ou mais.

Principais diferenças entre um plano tradicional e um plano estratégico

Há aspectos fundamentais que diferenciam um plano tradicional de um plano estratégico. Não quero com isto dizer que os dois planos sejam completamente diferentes, mas sim duas faces da mesma moeda. Ambos são muito úteis e necessários para o desenvolvimento de qualquer empresa de sucesso.

Estratégico

  • O plano estratégico é indispensável para uma melhor gestão dos recursos da empresa, tais como dinheiro, tempo e empregados, com o objetivo de aumentar os lucros e recuperar o investimento inicial.
  • O período de tempo utilizado como métrica neste plano é mais longo, uma vez que a sua principal utilização é a criação de uma vantagem competitiva melhor e mais duradoura.

Tradicional

  • O plano tradicional é mais necessário no início da constituição da empresa, para efeitos de financiamento, investimento ou contração de empréstimos.
  • O período de tempo medido por este tipo de plano é mais curto, uma vez que o que se pretende neste caso é prever a viabilidade potencial da empresa.

Aspectos do plano estratégico

Neste tipo de plano vamos concentrar-nos em aspectos que são ligeiramente diferentes do plano tradicional. Neste caso, incluímos muitos dos elementos que utilizamos no plano inicial, como a visão e a missão e os objectivos a curto prazo, mas também devemos incluir os seguintes:

  • Análise SWOT.
  • A análise da realidade atual da empresa.
  • Objectivos a longo prazo e anuais.
  • Métodos para atingir os objectivos.

Perguntas a responder

Para diferenciar o nosso plano estratégico com mais especificidade, devemos responder às seguintes questões:

  • Onde está a minha empresa neste momento? Na resposta, deve incluir o funcionamento interno da sua empresa, quais são os métodos de lucro e a comparação com os concorrentes.
  • Para onde quer levar a sua empresa? Aqui deve incluir os objectivos mais ambiciosos para o futuro da empresa. Além disso, uma perspetiva para a sua empresa daqui a 3, 5 ou 10 anos. E como pode manter e melhorar o seu foco e as suas vantagens em relação à concorrência.
  • Que acções temos de tomar para chegar onde queremos estar? Nesta secção, deve ser o mais específico possível. Deve indicar claramente as mudanças que terá de fazer para atingir estes objectivos.

Deve também indicar como vai implementar essas mudanças e como vai reestruturar a organização da empresa para atingir os seus objectivos dentro do prazo que definiu.

Neste ponto, pode utilizar estratégias de diversificação, novos produtos ou serviços que pretende incluir ou novas possibilidades de investimento. A principal caraterística que a sua previsão deve ter é o facto de se basear na realidade, de modo a poder discernir com maior clareza os passos que devemos dar para alcançar os nossos objectivos.

Ferramentas para elaborar o plano

O plano estratégico utiliza diferentes ferramentas que ajudam na análise para reconhecer mais facilmente os mecanismos externos e internos que desempenham um papel prioritário na realização dos nossos objectivos.

Algumas das ferramentas mais utilizadas são

  • Análise SWOT: nesta análise, analisamos os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da nossa empresa.
  • Análise Stipple: aqui analisamos o ambiente da nossa empresa em maior profundidade.
  • Análise social: n


estrategico

Transcrição Plano estratégico de actividades



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?