logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Empresas

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Empresas


Uma sociedade de pessoas é como um casamento entre empresas, em que duas ou mais pessoas com empresas em nome individual decidem unir forças. Assim, pode dizer-se que se casaram como uma empresa.

Isto significa que quando um grupo de pessoas forma uma empresa e não apresenta documentos para se tornar uma sociedade de responsabilidade limitada ou uma sociedade anónima, é considerado uma parceria. Isto significa que estas parcerias são quase idênticas às empresas em nome individual, em que todos os proprietários são legal e financeiramente responsáveis pela empresa.

Caraterísticas das sociedades de pessoas

Numa empresa constituída sob a forma de sociedade de pessoas, qualquer um dos sócios individuais pode ser processado pela totalidade do capital da empresa e cada sócio pode também responsabilizar os outros através da própria empresa. Além disso, em caso de problemas jurídicos, todos os bens e capitais de cada sócio podem ser utilizados como garantia.

As sociedades de pessoas são muito semelhantes às sociedades unipessoais, com a diferença de que a propriedade da empresa é partilhada por várias pessoas. Numa sociedade de pessoas, os impostos estão completamente ligados às declarações dos seus proprietários; uma sociedade de pessoas não apresenta impostos por si só.

Não sei se já esteve numa má relação, mas se já esteve, deve estar ciente de todos os danos financeiros e psicológicos que podem advir dessa relação, especialmente quando termina. No final de uma má relação, os seus participantes normalmente não concordam com quase nenhum dos termos da relação. Mas se, por outro lado, a relação for saudável, com boa comunicação, quase não há limites para os benefícios que pode ter.

Tipos de parcerias

Dentro das parcerias existem vários tipos com diferenças entre si:

  • Parceria Geral: Uma parceria geral é um tipo de parceria em que qualquer um dos parceiros individuais assume a responsabilidade pessoal por todos os aspectos da parceria e qualquer um deles pode forçar os outros no negócio a um acordo de negócios. Isto significa que cada um dos proprietários exerce o que é normalmente conhecido como o poder de representação da sociedade.
  • Sociedade em comandita simples: Uma sociedade em comandita simples é aquela em que um sócio comanditado está associado a um ou mais sócios comanditários.

Neste caso, o sócio comanditado desempenha o mesmo papel que numa sociedade em nome coletivo, em que exerce o controlo sobre os processos comerciais normais e é individualmente responsável pela situação financeira da empresa.

Já os sócios comanditários desempenham sobretudo um papel de apoio financeiro à empresa, com pouco controlo sobre a sua gestão e funcionamento. Também não podem estar ligados comercialmente à empresa, o que significa que não podem fechar negócios em nome da empresa.

Graças a este tipo de sociedade, os sócios comanditários estão isentos de qualquer responsabilidade jurídica pessoal e não podem ser obrigados por um tribunal a pagar as dívidas da empresa com os seus recursos pessoais. No entanto, em caso de ação judicial, os seus investimentos iniciais ou posteriores podem ser perdidos.

Neste tipo de empresa, o sócio comanditário deve estar sempre separado das actividades administrativas da empresa, para garantir que as suas responsabilidades para com a empresa são limitadas. Se decidir envolver-se mais na gestão da empresa, não ficará isento de responsabilidade da mesma forma que o sócio comanditado.

Sociedade de responsabilidade limitada ou LLP

As sociedades de responsabilidade limitada, ou LLP, são uma forma legal de agrupar empresas para minimizar ao máximo a responsabilidade pessoal dos sócios em caso de reclamações e dívidas.

Em alguns locais, este tipo de sociedade só pode ser utilizado por determinadas profissões, como médicos, advogados ou contabilistas, uma vez que se adapta melhor às particularidades destas profissões.

Na maior parte dos casos, os empresários preferem não constituir uma sociedade em nome coletivo, a fim de evitar a todo o custo a responsabilidade pessoal, em caso de problemas entre os sócios ou em situações de reclamação por má prática.

Isto inclui também os profissionais do mundo do coaching, que são mais recentes na sua conceção e, por conseguinte, pouco regulamentados. Mas, mesmo que seja esse o caso, um coach de qualquer tipo pode estar envolvido num processo por negligência, pelo que deve considerar todas as formas de se proteger.

Independentemente do tipo de estrutura empresarial que venha a escolher, deve certificar-se de que o seguro de responsabilidade civil é uma ferramenta vital para a segurança da sua empresa e do seu proprietário.

Assim, quando não puder constituir a sua empresa como uma sociedade anónima devido às suas caraterísticas e dimensão, para proteger os bens pessoais dos seus sócios, ou no caso de o local onde reside não lhe permitir constituir uma LLC, a melhor opção é constituir uma sociedade de responsabilidade limitada.

Esta forma de agrupar a sua empresa é a melhor maneira de proteger os seus proprietários dos contratempos financeiros de potenciais acções judiciais contra qualquer um dos seus sócios.

Conselhos sobre as sociedades de pessoas

Ao formar uma parceria, independentemente do tipo de parceria, deve escolher com quem quer estabelecer a parceria. Para além disso, é essencial que todo o processo seja supervisionado por um advogado, mesmo que este não seja legalmente exigido.

As parcerias formadas por indivíduos que não se entendem ou que têm perspectivas muito diferentes sobre o negócio não são geralmente as mais bem sucedidas. Não conseguem tomar medidas para fazer avançar a empresa devido a conflitos entre os sócios.

Se, de qualquer forma, decidir formar uma sociedade, há alguns aspectos que deve ter sempre em consideração e que devem ser escritos nos seus acordos de sociedade:

  • Deve colocar corretamente o primeiro e último nome de todos os parceiros envolvidos no processo, bem como a data de criação, o dinheiro com que cada parceiro pretende contribuir, bem como o seu lugar na empresa.
  • Nas sociedades de pessoas, é raro que todos os sócios possam investir a mesma quantidade de tempo e dinheiro na empresa. Este facto deve ser claro e acordado desde o início.
  • Se este pass


empresas

Transcrição Empresas



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?