Transcrição Imposto sobre o valor acrescentado IVA
Como sabemos, todos os países exigem impostos sobre o valor acrescentado e a nossa empresa não está isenta disso. O IVA é entendido como a carga fiscal aplicada ao consumo de bens e serviços. Naturalmente, o principal benefício deste imposto é recebido pelo Estado, a fim de angariar fundos para projectos de assuntos públicos e para a própria infraestrutura económica.
Conhecer este assunto é necessário para nós, enquanto Business Coach, pois ajudar-nos-á a ter respostas para os mecanismos de funcionamento do imposto e do tributo para a nossa nação.
Em que casos é que o IVA é pago?
De acordo com a legislação do imposto sobre o valor acrescentado, é obrigatório o pagamento do IVA aos trabalhadores independentes quando exercem actividades como a posse de bens corpóreos em uso ou a prestação de serviços. A prestação de serviços por comissionistas é o caso mais frequente em que o IVA é devido; a aquisição de matérias-primas para a atividade industrial e a sua comercialização. A utilização de bens, como a locação temporária de bens, espaços ou imóveis a título oneroso, também é tributável, assim como a importação de bens e serviços.
Transferência do IVA.
O IVA é um imposto indireto que transferimos com os nossos serviços ou produtos para o consumidor. O IVA de transferência é cobrado aos clientes que consomem o nosso produto, ou seja, é um valor que podemos incluir no nosso preço. Normalmente, é claramente explicado numa discriminação de preços em que incluímos o IVA quando facturamos um vale de pagamento ao cliente. Este tipo de transferência beneficia a nossa atividade para constituir gradualmente o nosso fundo fiscal, caso contrário seria pago do nosso bolso e representaria uma perda.
IVA credível.
O IVA credível é transferido para o cliente quando este compra um produto. A função do imposto credível é verificar o pagamento e provar a sua legalidade. As facturas de IVA credível devem ser consideradas na nossa contabilidade para que, em caso de diferenças de pagamento, possa ser solicitado um reembolso às autoridades fiscais. Se comprarmos um produto com facturas, este pode tornar-se credível mediante prova do pagamento. Se comprarmos um produto ou serviço em prestações a crédito, este também é incluído na nossa fatura para evitar complicações mais tarde na declaração de impostos e é legalizado no final do processo de pagamento.
Isenções de IVA.
Como pode imaginar, nem tudo é de uma só cor, existem também isenções de imposto sobre o valor acrescentado. Em geral, os estabelecimentos de ensino públicos ou privados e os cuidados de saúde prestados por profissionais qualificados estão isentos de IVA. Também estão isentas as entregas de terrenos rústicos e não edificados, os serviços de seguros ou resseguros e a formação; as entregas de selos para serviços postais legais, bem como os serviç
cuba