Transcrição Competências de base
As competências nucleares nas empresas surgiram como um recurso baseado na abordagem estratégica de grande escala da América corporativa, que foi inicialmente descrita como algo que a empresa pode realizar satisfazendo duas condições. Em primeiro lugar, resolve um problema ou proporciona um benefício de que o consumidor-alvo necessita, pelo que não é fácil de imitar pelos concorrentes. Em segundo lugar, pode ser explorada para muitos produtos em muitos mercados.
Como se pode ver, há um problema com esta definição inicial, que praticamente exclui as pequenas empresas, que, na altura, antes da Internet, não podiam satisfazer a segunda condição de explorar muitos produtos em muitos mercados. Felizmente, com o tempo, o conceito de competências nucleares evoluiu.
Um conceito mais atualizado e correto seria o de que são atitudes, conhecimentos e aptidões identificados, que têm um impacto direto e positivo no sucesso do processo empresarial. As competências podem ser corretamente medidas e melhoradas através de oportunidades de crescimento, formação, orientação e aprendizagem. O que isto significa é que há competências-chave que uma empresa desenvolve e que lhe dão uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes e contribuem para o seu sucesso.
Caraterísticas-chave
É difícil para uma empresa ser bem sucedida sem uma ou mais destas competências essenciais:
- Qualidade dos produtos ou serviços.
- Atendimento personalizado ao cliente.
- Valor percebido da inovação.
- Estratégias de marketing únicas.
Como já viu no início do curso, gosto de utilizar exemplos da vida real para ilustrar melhor os conceitos e os quadros teóricos que apresento. O meu primeiro exemplo é uma empresa que toda a gente conhece e que tem uma das competências nucleares mais fortes, o que facilita a sua identificação para fins didácticos.
Estou a referir-me à Apple, o gigante da tecnologia, uma empresa com centenas de milhares de empregados em todo o mundo e milhares de milhões de dólares de lucros.
Eis algumas das principais competências da Apple em matéria de inovação de design. A Apple tem uma longa história de desenvolvimento de produtos tecnológicos inovadores, incluindo o iPod, o iPad, o iPhone, a Apple TV, o Apple Watch, começando com o Apple 1 e o Macintosh e outros produtos que revolucionaram o mercado na sua época. Mas porque é que a inovação é uma das suas principais competências?
Porque provaram vezes sem conta que podem pegar num novo produto, alterá-lo e melhorá-lo de formas únicas, o que é muito difícil de replicar e contribui para um sucesso comercial retumbante. Por exemplo, quando o iPhone foi lançado, as vendas do BlackBerry quase desapareceram em poucos anos.
A Apple é um exemplo ideal de reconhecimento da marca; os fãs dos seus produtos tendem a ser extremamente fiéis. Tornou-se comum os seus clientes esperarem em longas filas para obterem um dos seus novos produtos. A Apple criou um sistema em que os seus consumidores compram o produto mais recente lançado no mercado, mesmo que o antigo que possuem ainda esteja em boas condições. A lealdade da Apple para com os seus utilizadores é invejada por todas as empresas do mundo e, até hoje, ninguém foi capaz de a reproduzir.
A filosofia de mercado da Apple gira em torno da satisfação das necessidades do mercado, concentrando-se na inovação e na construção de produtos fáceis de utilizar, que funcionem bem em conjunto e que realcem o reconhecimento da marca.
As suas competências essenciais
O exemplo acima é um exemplo de competências essenciais ao mais alto nível, e pode perguntar-se como é que um pequeno empresário pode manter as mesmas competências que uma grande empresa como a Apple. Na verdade, não é assim tão complicado, há um conjunto de competências que deve ter ou a que deve aspirar para que a sua empresa seja bem sucedida:
- Adaptabilidade: Diria que esta é a principal caraterística que deve ter para ser um bom empresário, porque para fazer o seu caminho no mundo dos negócios vai enfrentar muitas adversidades. Deve ter um objetivo em mente que deseja alcançar, mas o caminho não será fácil, terá de trabalhar e esforçar-se muito para atingir o seu objetivo. E, ao longo do caminho, pode haver mudanças súbitas que exijam uma rápida adaptação e correção de rumo. Uma pessoa que se frustra rapidamente perante a mudança e não tem capacidade de adaptação não conseguirá ser bem sucedida no seu projeto.
- Negociação: Esta é outra das competências-chave do empresário, especialmente do novo empresário. Como é que se pode começar um negócio de sucesso sem competências de negociação? Quando se inicia no mundo dos negócios, depara-se com muitas situações em que terá de negociar, seja com os seus fornecedores, com os seus clientes, com os seus concorrentes ou mesmo com os seus próprios empregados.
- Visão global: Esta competência permite-lhe ver pa
competencias base