logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Evitar comparações

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Evitar comparações


Um dos aspectos que pode exercer mais pressão sobre os empresários em início de atividade é a comparação constante com a concorrência ou com outros empresários. As comparações a nível empresarial não são apenas pouco saudáveis, são também injustas. As condições em que uma empresa se desenvolve são totalmente diferentes das condições em que outra empresa se desenvolve, e é por isso que deve evitar comparações e concentrar-se nos seus próprios resultados e acções. O seu resultado final não é medido pelo desempenho dos seus concorrentes, é o seu desempenho pessoal, a forma como gere a sua empresa e as condições especiais que se lhe aplicam que definirão a velocidade a que esta progride.

Neste guia, abordaremos a questão das comparações e a importância de as evitar para se concentrar no seu próprio progresso e resultados pessoais.

As comparações não são justas

A primeira razão básica pela qual deve evitar fazer qualquer tipo de comparação com a sua empresa é o facto de as comparações não serem justas.

Cada empresa cresceu e desenvolveu-se nas suas próprias condições, respondendo à situação do mercado, ao apoio recebido e a circunstâncias aleatórias que desempenham o seu papel de sorte.

Comparar a nossa empresa com outra pode fazer-nos perder a perspetiva do valor dos resultados que alcançámos, porque quando vemos que os nossos resultados não são semelhantes ou são inferiores aos da empresa com a qual nos estamos a comparar, podemos ficar desanimados e sentirmo-nos frustrados por não conhecermos realmente as condições reais em que essa empresa se desenvolveu.

Não importa se ambas as empresas respondem ao mesmo sector e mercado, há uma série de elementos que não podem ser medidos e que escapam às nossas estatísticas, pelo que o mais inteligente é medirmo-nos de acordo com os nossos resultados pessoais.

Acompanhar o seu progresso pessoal

Para medir o progresso da sua empresa, a melhor coisa a fazer é prestar atenção aos seus resultados pessoais. Manter estatísticas e controlar os seus resultados será a melhor forma de saber se está a progredir ou não. Não se deve deixar afetar pelo facto de a concorrência ter um desempenho melhor do que o seu, desde que os resultados da sua empresa melhorem, o que a concorrência faz não tem de o afetar.

O estudo da concorrência como estratégia é válido. Todas as grandes empresas realizam estudos sobre os resultados dos seus concorrentes, para saber qual a quota de mercado atualmente ocupada pelas empresas rivais e para conceber estratégias eficazes para as ultrapassar. O problema está em querer tomar estes estudos como uma indicação do nosso desenvolvimento, desde que estude a sua concorrência e consiga estabelecer a independência entre os resultados dela e os seus, estará a agir de forma inteligente.

Estudar a concorrência

Como já foi referido, estudar a concorrência e comparar-se com ela são duas coisas muito diferentes. Quando estudamos a concorrência, procuramos obter dados que sejam valiosos para a nossa empresa e, desta forma, podemos planear as nossas estratégias com o objetivo de obter uma certa vantagem no mercado.

O estudo da concorrência procura também detetar os erros e os êxitos mais pronunciados da concorrência, para os utilizar em nosso proveito. Não é errado aprender com os seus concorrentes ou mesmo tentar imitá-los num ou noutro processo, mas é preciso ter o cuidado de manter a distância certa para não cair no preconceito de acreditar que eles partilham as mesmas condições e que, por isso, podem aspirar aos mesmos resultados realizando acções semelhantes.


comparacoes

Transcrição Evitar comparações



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?