Transcrição Riscos do trabalho a partir de casa
Vamos agora falar sobre alguns dos riscos de gerir a sua empresa a partir de casa, bem como sobre os requisitos para o fazer na maioria dos países. Não me vou referir apenas a empresas de coaching, mas a todos os tipos de empreendedorismo em geral.
Uma das primeiras coisas a ter em conta quando se pensa em trabalhar a partir de casa é certificar-se de que a atividade que vai exercer não viola qualquer lei local de ordenamento do território. Devido à crescente popularidade das empresas domiciliárias nos últimos anos, cada vez mais governos locais estão a começar a impor um maior controlo sobre as acções das empresas domiciliárias para evitar a poluição sonora e o tráfego pedonal excessivo em áreas residenciais.
Zonagem
Nalgumas localidades, o empreendedorismo domiciliário é completamente proibido. No entanto, na maioria das cidades e vilas, são permitidos desde que envolvam uma poluição sonora mínima e pouco tráfego de pessoal. É por isso que profissionais como escritores, fotógrafos, contabilistas, advogados, arquitectos, professores e vários tipos de consultores são autorizados a exercer a sua atividade a partir de casa.
Qualquer tipo de formador enquadra-se na categoria de consultor, pelo que, em geral, deve ser autorizado a exercer a sua atividade a partir de casa. Por outro lado, outros tipos de empresas, como bares, restaurantes, hospitais veterinários, entre outras empresas semelhantes, não estão autorizados a exercer a sua atividade a partir de casa, uma vez que são mais susceptíveis de causar poluição sonora e elevado tráfego de pessoal.
Existem também casas, lofts ou condomínios que podem ser classificados como espaço residencial e comercial. Nestes, os proprietários podem gerir lojas, alguns tipos de restaurantes, albergues, entre outros, e viver por cima ou por trás deles. Desta forma, obtêm um duplo zoneamento que lhes facilita muito o exercício da sua atividade.
Quanto às restrições inerentes ao exercício de uma atividade comercial a partir de casa numa zona com zonas exclusivamente residenciais, poderá ter apenas alguns obstáculos ou uma proibição total de o fazer. Isto dependerá do país e da zona onde vive e da legislação local. É por isso que não se pode partir do princípio de que, pelo facto de o negócio em casa ser permitido no seu país, a sua zona não terá objecções quanto à forma de o fazer.
Antes mesmo de começar, deve dedicar algum tempo a pesquisar os regulamentos específicos da sua área de residência, através do departamento de zonamento. Informe-se o mais possível sobre a sua localidade, especialmente junto de pessoas que vivem perto da sua área.
Restrições gerais
Para além das restrições de zonamento, existem outras restrições gerais que pode encontrar e que são comuns à maioria dos países.
Em muitas vilas e cidades, é proibido a qualquer pessoa que não seja residente na propriedade trabalhar na mesma. Isto significa que não poderá contratar trabalhadores a partir da sua própria casa. Antes de começar a expandir e a contratar empregados, deve certificar-se de que tal é permitido na sua área.
Nalgumas cidades, a administração local exige que os clientes façam uma marcação antes de se deslocarem ao seu escritório em casa. Não podem simplesmente aparecer como se fosse um restaurante ou uma loja. Têm de o avisar com antecedência quando vão passar por lá e quanto tempo vão ficar. Outro aspeto importante a ter em conta é o facto de pretender receber clientes em sua casa.
Nalguns locais, a utilização comercial da residência também é limitada. Na maioria destes casos, só pode utilizar até um máximo de 25% da propriedade para fins comerciais. Caso esteja a planear abrir um estúdio em casa ou realizar formações com vários clientes, deve primeiro certificar-se de que tal é permitido.
Além disso, alguns locais restringem o número de clientes que pode receber, independentemente de terem ou não marcação. Isto significa, por exemplo, que um máximo de 3 clientes podem visitá-lo diariamente e não mais do que isso. É importante estar ciente deste facto para poder planear antecipadamente as consultas com os clientes ou fazê-las fora de casa, se necessário.
Também é proibido em muitas cidades colocar cartazes ou anúncios fora de casa a promover o seu negócio. Não pode haver anúncios e sinais como os que se vêem à porta de restaurantes, lojas, ginásios, estúdios e outros tipos de empresas em zonas comerciais. Se o fizer, corre o risco de ser multado e até de perder o seu negócio. Deve assegurar-se de que todos os seus esforços de marketing e promoção são efectuados em conformidade com os regulamentos locais.
Embora em muitos locais não seja necessária uma autorização específica para exercer a sua atividade em casa, desde que cumpra todos os regulamentos do código de ordenamento local. Noutros, é necessária uma autorização especial para utilizar a casa como local de negócio. O bom é que esta autorização pode ser obtida rápida e facilmente, bastando preencher um simples formulário e pagar uma taxa.
Exemplo
Para facilitar e tornar mais didático, vou dar-vos um exemplo que vos esclarecerá sobre este processo:
- Alex é um treinador de saúde e vida que decidiu começar a atender clientes a partir da sua casa, da qual é proprietário. O seu plano inicial é começar a atender 4 clientes por dia, de segunda a sexta-feira. Para além disso, planeia também oferecer uma aula de fitness às terças-feiras e uma sessão de grupo às quintas-feiras, num total de 5 clientes por aula, de acordo com os regulamentos da sua cidade.
- A cidade onde Alex vive permite um máximo de 2 clientes por dia na casa. Para ultrapassar este número, é necessária uma autorização específica. Ao obter esta autorização, o número de clientes que pode receber diariamente aumenta para 10.
- Mas Alex também quer realizar eventos especiais, como uma festa de Natal, com todos os seus clientes. Para esse efeito, prefere alugar um espaço num centro comunitário próximo, que é propriedade da cidade e está classificado para utilização comercial. Desta forma, Alex pode realizar todas as actividades que pretende e respeitar os regulamentos locais.
Negócio a partir de habitação arrendada
A situação é diferente quando se decide iniciar o negócio a partir de uma residência arrendada. Em muitos apartamentos, condomínios, entr
casa risco