Transcrição Criar um blogue para a sua empresa
Um blogue é uma publicação em linha onde se partilham artigos sobre um tema específico, que podem ser escritos por um ou vários autores e com uma regularidade frequente. É geralmente muito interativo, com ligações a outros conteúdos Web relacionados e todo o tipo de materiais: texto, imagens, vídeos, podcasts, etc. Pode ou não estar aberto à discussão (comentários dos leitores). Pode ou não estar aberto ao debate (comentários dos leitores).
É um recurso muito utilizado atualmente, uma vez que, em geral, não são necessários conhecimentos técnicos para o produzir. As ferramentas são intuitivas e permitem a sua criação e manutenção de forma rápida e fácil, o que contribuiu para a sua grande popularidade.
Existem tantos blogues como temas, e podem ser de diferentes tipos. Por exemplo: o blogue pessoal, o blogue educativo, o blogue do utilizador, o blogue comunitário, o micro blogue e o blogue empresarial ou organizacional. Aqui vamos referir-nos a este último e à forma como o podemos utilizar para crescer.
É claro que existem muitas opções de plataformas de blogues. A sua escolha dependerá do seu tipo de negócio, das suas necessidades e dos objectivos que estabeleceu para si próprio. A escolha dependerá do seu tipo de negócio, das suas necessidades e dos objectivos que estabeleceu para si. Os aspectos a ter em conta podem ser
- Bom suporte técnico
- Caraterísticas do editor de conteúdos
- Nível de personalização permitido
- Funcionalidades de comentário
- Se contém funções e ferramentas de SEO
- Se permite conteúdos e edição multimédia
- Se é fácil de utilizar ou se requer conhecimentos avançados
- Ferramentas de estatísticas
- Possibilidades de conceção responsiva da Web.
Existem opções gratuitas com possibilidades de atualização para os seus pacotes premium se começar a crescer. Entre os mais populares estão Wordpress, Drupal, Blogger, Webnode, SiteW, Joomla, Weebly, Pyro e muitos outros. O seu blogue pode fazer parte do seu sítio Web ou não.
Se decidir publicar um blogue para a sua empresa, este será uma parte essencial da sua estratégia de marketing e, com um objetivo comercial, é preferível que faça parte do seu sítio.
O tema do blogue deve estar relacionado com a sua empresa, os seus produtos e serviços. O principal objetivo é aumentar a visibilidade e persuadir os leitores a tornarem-se clientes.
Vantagens de publicar um blogue
É um ativo muito eficiente para atrair leads e conduzir tráfego orgânico para o seu site. Aumenta a sua visibilidade online e, consequentemente, pode aumentar as suas vendas.
É uma forma muito eficaz de manter os utilizadores informados sobre tudo o que se passa na sua empresa. Intensifica a experiência do utilizador, uma vez que tem tantas possibilidades e é tão interativo que não só é informado e aprende, como também se diverte.
Com o tempo, pode tornar-se um banco de conhecimentos e ser utilizado, por exemplo, como material didático ou na produção de livros. Distingue a sua empresa da concorrência.
Se toda a SEO for feita corretamente, quanto mais conteúdo criar, maiores serão as suas hipóteses de obter uma boa classificação nos motores de busca. Dá-lhe a oportunidade de interagir não só com os utilizadores interessados, mas também com os seus pares na indústria.
Pode tirar partido das opiniões do público para analisar o seu trabalho e melhorar a sua gestão, produtos e serviços. Pode ganhar estatuto de autoridade explicando em profundidade tópicos relacionados com os seus produtos/serviços ou com as tendências do sector.
Serve de base para a criatividade e a inovação. Com tanta pesquisa e auto-preparação, é natural que surjam novas ideias que beneficiem a sua empresa.
Aumente o seu alcance através de ligações de entrada. Se o seu conteúdo lhes agradar, outros sites podem fazer referência a si. Além disso, os leitores podem partilhar alguns dos seus conteúdos nas redes sociais.
Pode utilizar o conteúdo nos seus outros canais sociais. Pode utilizar os links e promover o que é mais importante para si de uma forma que multiplica o seu alcance. Facilita a criação de uma base de dados de correio eletrónico. Pode criar a sua própria comunidade, unida por interesses relacionados.
Aspectos a ter em conta na criação do seu blogue
Seja claro quanto aos seus objectivos e ao seu público-alvo: escolha um tema com um vasto leque de possibilidades de desenvolvimento e defina o conteúdo em função do seu público. Recorra aos motores de busca para restringir o âmbito e conhecer as tendências e os temas mais procurados.
Organizebem o conteúdo e planeie o trabalho: crie categorias, com o mesmo número aproximado de artigos e intercale-os de forma a que seja dinâmico e não aborrecido. Criar um calendário com datas de publicação e prazos.
Incentivar os utilizadores a partilhar: publicar os seus comentários. Isto cria um sentimento de comunidade e fideliza os leitores.
Publicar regularmente: deve publicar pelo menos duas vezes por semana e acompanhar os comentários. Um longo período de inatividade desencoraja o seu público e deixa uma imagem pouco profissional.
Tenha a certeza do que escreve: é preferível escrever com base no conhecimento e na experiência. É necessário estar muito bem informado sobre o assunto ou incluir hiperligações úteis que expandam ou reforcem o seu ponto de vista.
Não deixe dúvidas por resolver: se não tiver a resposta, redireccione o utilizador para o local onde pode encontrar uma solução de qualidade, mesmo que seja a concorrência, ele vai encontrá-la sem si.
Cuide do impacto visual: se utilizar apenas texto, os seus leitores podem perder o interesse, é necessário incluir estímulos visuais a cada 200 palavras. Por exemplo: fotografias, vídeos, infografias, gráficos, etc.
Convide outras pessoas para escrever: podem ser autores de outros blogues ou membros qualificados da sua empresa. Desta forma, se acontecer algum imprevisto, a continuidade não depende apenas de uma pessoa.
Evitar a auto-promoção excessiva: escrever apenas sobre as maravilhas da sua empresa é aborrecido para o leitor e pode afugentá-lo ou despertar a sua desconfiança. Cada artigo deve ter um valor e conter informações úteis para o utilizador, para que este o queira partilhar.
Mantenha o seu conteúdo atualizado: especialmente os artigos com mais interações. O que escreve hoje pode ser irrelevante daqui a alguns anos. Tente também incluir tópicos que não tenham sido muito abordados, o público irá apreciá-lo.
Tire partido da flexibilidade deste formato: não tem de usar o tom prático ou mais sóbrio que poderia usar no seu sítio Web. Aqui, pode utilizar um estilo mais natural que realce a sua personalidade e os valores da sua marca, o aproxime dos seus leitores e os convide a participar.
Garantir a acessibilidade: torne a sua conceção da Web acessível a todos. Lembre-se que a tecnologia móvel representa mais de metade do tráfego em linha.
Como otimizar a visibilidade do seu blogue?
Provavelmente, quer atrair o maior número possível de pessoas. A forma mais comum de as pessoas encontrarem uma resposta em linha é perguntar a um motor de busca e, normalmente, basta-lhes aceder aos primeiros resultados que aparecem.
É necessário estar classificado no topo desse tópico e uma boa SEO é essencial para o conseguir. Não só o conteúdo tem de ser de qualidade, mas também a forma como o estrutura. Estes são três aspectos fundamentais que deve ter em conta para posicionar o seu blogue:
- Registe-o no Google Search Console (GSC) para que o Google o possa indexar e ter em conta.
- A utilização de links é uma das ferramentas mais importantes para o posicionamento. Deve ter uma estratégia clara na criação e gestão da sua rede de links.
Sejam eles:
- Links internos: entre páginas dentro do seu próprio domínio, facilitam a permanência no seu site e, portanto, o rastreamento do motor de busca. Deve ser feito de forma significativa para não perder relevância. Permitem que o texto não seja tão longo, uma vez que pode ligar a outros artigos ou ao seu sítio Web.
- Ligações externas: ligações a outros recursos (sítios) fora do seu domínio. O importante é que seja um conteúdo de qualidade e de preferência para sites com autoridade.
- Ligaçõesde entrada: ligações que outros fazem para o seu sítio. Não estão sob o seu controlo, mas beneficiam-no ao gerar tráfego para si e são um indicador para o motor de busca de que o seu conteúdo tem valor. Quanto maior for a autoridade da página de referência, melhor.
Utilize palavras-chave e frases para ajudar as pessoas a encontrarem-no. Pense nos termos que o seu público-alvo procuraria e nas frases ou palavras que utilizaria habitualmente. Pode ajudar-se a si próprio com as ferramentas gratuitas disponíveis (por exemplo, Semrush). Pode até fazer isto antes de escrever para poder adaptar o seu conteúdo em função disso. Também pode atribuir um espaço adequado aos seus produtos e serviços. As plataformas de blogues podem incluir uma secção de SEO e ter uma função que facilita esta tarefa.
blogue empresa