Transcrição Autoconsciência
O autoconhecimento é uma capacidade que devemos desenvolver se quisermos melhorar a nível pessoal e emocional. Implica ser capaz de olhar para dentro e saber ler corretamente qual é o nosso estado emocional, o que nos afecta, que aspectos temos de trabalhar mais rapidamente e quais são as nossas fraquezas. É muito difícil desprendermo-nos do nosso ego para aceitar sinceramente o que não queremos ver. A auto-consciência é um recurso valioso, mas deve ser desenvolvida com perseverança e trabalho árduo.
Durante este guia, abordaremos algumas dicas que podem ser úteis se quiser trabalhar no desenvolvimento desta competência.
Aceite os seus pontos fracos
Todos nós temos pontos fortes e fracos e, normalmente, aprendemos a melhorar os aspectos com que nos sentimos bem, mas ignoramos a existência dos nossos pontos fracos. O nosso orgulho tolda-nos o discernimento quando se trata de nos vermos de forma holística, escondemos as nossas fraquezas e isso leva a que elas venham ao de cima quando menos queremos.
Talvez tenha a ambição de estabelecer a sua empresa num país estrangeiro e, por isso, concentra-se em aumentar o seu ego, acreditando que é muito bom naquilo que faz, mas não se apercebe de que nem sequer se deu ao trabalho de aprender a língua, a cultura, o sistema jurídico ou o mercado do país onde tenciona iniciar a sua atividade. O autoconhecimento implica não só reconhecer que se tem pontos fracos, mas também procurá-los e aceitá-los. Só então poderá trabalhar sobre elas.
Aprenda com as suas emoções
As nossas emoções têm um impacto considerável nas nossas acções e resultados. Não nos sentimos sempre da mesma maneira e o nosso estado de espírito é fundamental para alcançar resultados de sucesso. Temos de ser capazes de aprender a conhecer o nosso estado emocional, pois não é a mesma coisa tomar decisões quando estamos perturbados ou deprimidos do que quando estamos calmos. Ler as nossas emoções de forma crítica vai permitir-lhe aprender sobre si próprio, conhecer-se melhor e saber qual a percentagem de produtividade que está a trabalhar no momento.
Aprender com as nossas emoções não é o mesmo que suprimi-las ou controlá-las. As emoções são naturais, as más notícias vão despertar em si uma série de sentimentos, o importante não é trabalhar para suprimir esses sentimentos, mas saber reconhecê-los para poder avaliar claramente se está num bom momento para tomar uma decisão, falar com alguém ou mesmo ir trabalhar.
Prever o seu comportamento
Prever o seu comportamento tem muito a ver com aprender com as suas emoções. Quando nos conhecemos profundamente, podemos prever o impacto que certos acontecimentos terão no nosso estado de espírito e como reagiremos a eles. Prever o seu comportamento ajudá-lo-á no autocontrolo. Se souber que está irritado, é mais provável que se aborreça com coisas sem importância. Saber isto ajudá-lo-á a assumir uma postura mais flexível quando trocar impressões com outras pessoas. Se houver algo que não lhe agrade, reservá-lo-á para uma altura em que esteja mais calmo e possa refletir sobre o assunto antes de agir.
O mesmo se aplica aos nervos, se uma situação o deixa nervoso, é melhor saber de antemão que vai passar por ela. Isso não evitará o nervosismo, mas eliminará a surpresa, permitindo-lhe ser muito mais racional, mesmo durante esse estado emocional. A previsibilidade é uma qualidade muito valiosa; se conseguir antecipar as coisas que o podem afetar, diminuirá o impacto que elas têm sobre si e poderá avaliar estratégias para agir de forma mais eficaz, reduzindo os riscos e as perdas. O seu estado emocional é a chave para uma previsão correta, comece a aprender com as suas emoções e melhorará as suas previsões.
auto consciencia