logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Medo de palco

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Medo de palco


Liderar uma empresa ou ser o rosto visível de uma empresa acarreta uma série de responsabilidades, como lidar com terceiros e exprimir-se em espaços públicos. Os líderes empresariais são chamados para entrevistas, conferências e reuniões. Além disso, têm de se dirigir constantemente aos seus empregados para os orientar e corrigir o seu comportamento. Para algumas pessoas, isto não constitui um problema, uma vez que têm um bom domínio do seu discurso e não têm medo de espaços públicos.

O problema surge para quem tem medo do palco, onde a ideia de falar em frente a outras pessoas pode ser muito assustadora. O medo do palco é uma condição muito comum, especialmente para aqueles que não estão habituados a ser o centro das atenções e a ter de se exprimir à frente dos outros. Os empresários que sofrem de medo do palco vêem-no como um sério impedimento ao desenvolvimento do seu negócio, porque a capacidade de comunicar é uma das competências mais importantes para gerir um negócio de sucesso.

Neste guia, abordaremos alguns dos conceitos gerais do medo do palco, para que possa compreender quais são as suas caraterísticas básicas e quais os métodos que pode aplicar para prevenir os efeitos do medo do palco.

O que é o medo de palco?

O medo de palco ou stage fright, como também é conhecido, é um estado psicológico que tem um impacto considerável nas nossas capacidades de comunicação. É normalmente provocado pela antecipação de situações irreais geradas na mente do sujeito, o que leva à recriação de experiências negativas que não são suportadas por factos reais. O medo do palco provoca um aumento do stress e da ansiedade, inibindo assim a nossa capacidade de interagir com terceiros.

A nível fisiológico, é frequente observar-se sudação intensa, desconforto gástrico, dores de cabeça e falta de ar. A nível psicológico, o medo do palco provoca normalmente confusão, perturbações da memória, problemas de comunicação e de projeção fluente das palavras, entre outros. Todos estes elementos constituem um estado mental e psicológico extremamente desfavorável para falar em público.

A preparação como método de prevenção do medo de palco

A preparação para as situações que temos de enfrentar é uma das medidas mais eficazes para contrariar os efeitos do medo do palco. Esta preparação pode ser conseguida através da exposição progressiva ao palco público.

Uma exposição progressiva significa começar por interagir em espaços que não nos sejam demasiado hostis. Desta forma, começaremos a desenvolver as competências que nos permitirão lidar com situações mais complexas com mais inteligência emocional.

Uma das fontes mais comuns de medo do palco é a falta de hábito e a falta de desenvolvimento das nossas capacidades de comunicação em espaços públicos, razão pela qual a exposição progressiva pode ser um remédio muito eficaz.

O autocontrolo emocional como método de prevenção do medo do palco

O autocontrolo emocional baseia-se na formação de uma atitude mental coerente com a realidade, sabendo medir as situações pelo que realmente representam, evitando criar cenários imaginários prejudiciais à nossa paz de espírito. Através do autocontrolo emocional, concentramo-nos em permanecer no presente, eliminando as preocupações com o que não podemos controlar.

É de salientar que o medo de palco, como qualquer tipo de medo, provém do lado mais irracional do nosso cérebro. Isto significa que o medo de palco não tem qualquer base factual, por isso, da mesma forma que a nossa mente o cria, também o pode controlar.


assustador cenico

Transcrição Medo de palco



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?