logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Não se agarrar à perfeição

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Não se agarrar à perfeição


A obsessão pela perfeição é um dos males mais comuns nas jovens empresas. Ao contrário do que muitos podem pensar, a perfeição no trabalho empresarial é um defeito, não uma virtude. Os processos que ocorrem dentro de uma empresa são muitas vezes altamente voláteis, pelo que a nossa capacidade de adaptação é essencial para nos mantermos produtivos no mercado. A perfeição requer uma série de condições que não ocorrem naturalmente numa empresa e forçar essas condições a um estado natural geralmente leva a atrasos e perda de tempo e recursos valiosos.

Durante este guia, iremos abordar um dos conceitos básicos que gira em torno da perfeição, para que possa livrar-se desta ideia que pode afetar significativamente o sistema de trabalho e a produtividade da sua empresa.

Fazer bem feito, não perfeito.

Querer fazer as coisas bem e querer fazer as coisas na perfeição não são a mesma coisa. A perfeição não pode ser melhorada de forma alguma, pelo que o seu próprio conceito é utópico. As pessoas que se concentram na perfeição abandonam os critérios de produtividade e de rentabilidade, sendo a produtividade e a rentabilidade precisamente dois dos factores-chave do sucesso de uma empresa.

Deve trabalhar para que os seus produtos ou serviços tenham a qualidade exigida, mas não tente aspirar à ideia de desperdiçar o seu tempo e recursos em aspectos que não se reflectirão no desempenho da sua empresa.

Inovação vs. perfeição

As empresas ricas em recursos optam pela inovação como forma preferencial de melhorar os seus produtos e evoluir de acordo com o mercado. Atribuir recursos e tempo à inovação é eficaz se quiser posicionar-se como uma empresa inovadora que não oferece produtos ou serviços obsoletos.

A inovação, por oposição à perfeição, se procura resolver questões que dizem respeito à sustentabilidade e produtividade da empresa a longo prazo. Enquanto a inovação consiste em criar coisas novas e prever as tendências do mercado, a perfeição centra-se apenas em melhorar o que já foi criado, uma melhoria que não satisfará qualquer resultado.

Concentre os seus recursos na inovação e na criação de novas soluções para o mercado, em vez de desperdiçar os seus esforços em processos que não geram receitas nem acrescentam valor à sua empresa.

A perfeição afecta a sua presença no mercado

As grandes empresas dominam o conceito de se fazer notar no mercado e, por isso, não defendem a perfeição na entrega dos seus produtos ou serviços. Por vezes, acontecem coisas, como um produto sair com defeitos e ter de ser aperfeiçoado ao longo do percurso, pelo que são lançadas actualizações ou programas de teste para medir o sentimento do mercado, enquanto se trabalha para corrigir gradualmente os erros que vão surgindo. Estas empresas compreendem que o importante não é ter o produto perfeito, mas estar constantemente no mercado.

Uma empresa jovem deve concentrar-se em ter um produto mínimo viável o mais rapidamente possível, para ganhar visibilidade e poder recolher informações do mercado. Os produtos não têm de aspirar a ser a última versão do seu desenvolvimento, para isso existe toda uma linha de processos que irão melhorar o acabamento final e as funcionalidades do produto. Se se concentrar em tornar o produto o mais perfeito possível, é provável que perca importantes oportunidades de venda.


aprender perfeicao

Transcrição Não se agarrar à perfeição



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?