Transcrição Aprenda com os seus erros
Cometer erros é um fenómeno comum quando se realizam tarefas complexas como a administração e a gestão de um negócio próprio, especialmente se acrescentarmos o facto de sermos empresários pela primeira vez ou com muito pouca experiência. É por isso que não podemos desanimar nem deixar que eles afectem significativamente a forma como nos projectamos para as tarefas seguintes. O facto de cometer um erro deve ser apreciado como um processo natural, pelo que a crítica deve limitar-se a uma análise justa, que nos permita obter resultados úteis para trabalhar na melhoria da nossa forma de enfrentar os problemas.
Pensando corretamente e aplicando estratégias de aprendizagem eficazes, podemos tirar algum proveito dos erros que cometemos. Mas, para isso, temos de melhorar a perspetiva com que analisamos cada situação específica. Ao longo deste guia, vamos falar sobre os erros cometidos ao realizar diferentes acções na nossa empresa e sobre as estratégias que podemos aplicar para ganhar experiência com eles e minimizar o impacto que têm sobre nós.
Rever a tarefa e identificar o erro
O fracasso de uma estratégia não significa que ela estava errada na sua totalidade, por isso, antes de descartar as diferentes acções que tomámos e que nos levaram ao fracasso, devemos concentrar-nos em identificar onde está o erro. Desta forma, será muito mais fácil corrigir as nossas estratégias e reformulá-las de novo para empreender as acções seguintes.
A ideia desta técnica é aprender a focar-se o mais possível nos aspectos que devem ser descartados e aproveitar ao máximo os que funcionam. Desta forma, evitamos perder processos positivos do nosso plano que não influenciaram o mau resultado que obtivemos. Para identificar o erro, deve ser efectuada uma análise exaustiva de cada um dos passos executados.
Criar estratégias secundárias
Ter um plano B será sempre muito útil para não abrandar o nosso progresso no caso de não obtermos os resultados esperados.
Normalmente, temos uma ideia do que vamos fazer depois de alcançarmos o que queremos, mas não temos estratégias de reserva para atuar caso as coisas não corram como desejamos. Isto significa que, quando ocorre um erro num dos nossos processos, não temos planeamento suficiente para lidar com a situação. A chave para ser um bom estratega está em antecipar possíveis resultados e ter um plano de cobertura para reagir rapidamente em todas as situações.
Dito isto, a melhor análise que podemos fazer é antecipar tanto as possibilidades de ganhar como as de perder, sabendo antecipadamente como nos devemos comportar em ambos os casos. Desta forma, independentemente do resultado, saberemos como reagir e não perderemos o nosso tempo e recursos.
Tentar de novo
Como já dissemos anteriormente, os erros são um fenómeno muito comum quando se trata de gerir ou administrar uma empresa. Sabendo isto, não deve desanimar se as coisas não correrem como deseja. Muitos empresários que vêem o fracasso dos seus projectos desistem à primeira tentativa e não voltam a apostar na sua ideia.
A verdade é que se já cometeu um erro, é muito provável que esteja mais perto de o alcançar, pois cada erro cometido é experiência que acumulamos a nível subconsciente. Não abandone os seus objectivos porque algumas das suas estratégias falharam, tente aperfeiçoá-las trabalhando-as de uma perspetiva diferente. Assuma os erros de um ponto de vista positivo, elimine o espírito derrotista e aprenda a controlar as suas emoções.
aprender erros