Transcrição O que são activos?
Se quer que a sua empresa cresça, tem de aumentar os seus activos. Estes representam o lucro que obtém atualmente e o lucro que pode potencialmente obter mais tarde. Naturalmente, é normal que, quando se inicia uma empresa, não se disponha de uma grande quantidade de activos.
Os activos são os bens e direitos que um indivíduo, uma organização ou uma empresa possui e com os quais obtém ou espera obter lucros, aumentando assim o seu património líquido. Podem ser corpóreos ou incorpóreos e podem ser liquidados a curto ou a longo prazo.
Os seus activos são também garantias e podem ser utilizados para cobrir empréstimos se necessitar de capital para a sua empresa. Não é uma decisão a tomar de ânimo leve, pois pode perdê-los se não conseguir cumprir as suas obrigações de pagamento. É preferível procurar opções de financiamento que concedam empréstimos não garantidos para não pôr em risco os seus activos.
Para que servem os activos?
Tão importante como o crescimento dos activos é o seu acompanhamento e contabilização. Estes permitem-lhe
- Conhecer a saúde financeira da sua empresa (juntamente com os passivos).
- Determinar o valor da sua empresa.
- Ter um bom desempenho em todas as suas operações.
- Solicitar empréstimos e crédito, bem como contratos e seguros.
- Aumentar o seu fluxo de caixa através da liquidação de activos em caso de necessidade urgente de dinheiro e, em última análise, de uma liquidação da sua empresa.
Activos corpóreos e incorpóreos
Os activos podem ser corpóreos e incorpóreos.
Os activos corpóreos são activos físicos, que podem ser tocados e são utilizados nas operações quotidianas da empresa.
Exemplos: instalações, terrenos, mobiliário, equipamento, veículos, matérias-primas, produtos acabados, maquinaria, etc.
Activos intangíveis: activos sem presença física, mas com valor igual ou superior ao dos activos tangíveis. Tal como os activos corpóreos, podem ser adquiridos ou criados pela empresa.
Exemplos: propriedade intelectual, como patentes, fórmulas, direitos de autor e software; bem como royalties, valor da marca, procedimentos, obrigações contratuais e acções, entre outros.
Tipos de activos
Os activos são classificados em activos fixos (não correntes ou não correntes), activos correntes (ou activos correntes) e são fundamentalmente separados de acordo com a sua capacidade de serem transformados em dinheiro num determinado período de tempo. Podem ser tangíveis, intangíveis e investimentos.
Os investimentos que fazemos noutras empresas, as propriedades de investimento para obter rendas e os impostos diferidos também podem ser activos.
Os activos fixos são bens e direitos a longo prazo que não podem ser liquidados, ou seja, convertidos em dinheiro, no prazo de um ano. Ao longo do tempo, podem ganhar valor ou desvalorizar-se, um fator que também é tido em conta nas finanças.
Podem ser descritos de forma diferente consoante o tipo de empresa e a função que desempenham, ou seja, se são utilizados diretamente na produção e venda do produto/serviço. Podem ser imóveis, máquinas, mobiliário, patentes, acções e obrigações de outras empresas, etc.
Ativo circulante ou corrente: são os bens e direitos que permanecem n
activos