Transcrição Desenvolver uma visão empresarial a 5 anos
Neste guia, vamos abordar a importância de definir uma visão a cinco anos para a nossa empresa. Muitos de nós começamos o nosso negócio com muitas ideias e vontade de fazer coisas criativas, mas na tentativa de fazer projectos muito abrangentes, não respeitamos o crescimento progressivo e o tempo necessário para cada execução. Por outro lado, existem também vários problemas, empresários que não conseguem ver o crescimento do seu projeto de forma escalonada e acumulam a maior parte das fases importantes do desenvolvimento a longo prazo.
De forma a fornecer-lhe as bases fundamentais para estruturar a sua visão de longo prazo, vamos agora analisar alguns dos aspectos básicos que deve ter em conta.
O crescimento é progressivo
O crescimento de uma empresa é progressivo. Ignorar este princípio pode levar-nos a cometer muitos erros na nossa abordagem inicial. Há fases no desenvolvimento do nosso produto ou serviço que vão exigir mais investimento e, se forem executadas no momento errado, podem levar-nos a utilizar recursos que deveriam ser usados nos processos primários, aqueles que estão focados no lançamento de um produto mínimo viável.
O que é o produto mínimo viável?
O produto mínimo viável é a versão mais pequena e mais barata possível do nosso produto. É um produto viável porque cumpre o objetivo para o qual foi criado, mas, naturalmente, é apresentado como um produto de teste, ou seja, procura recolher informações sobre o sentimento do mercado. O produto mínimo viável tem como objetivo poder mostrar ao mercado a versão primária do produto para que este nos possa dar o seu feedback.
Da mesma forma, o produto mínimo viável é uma opção muito valiosa para evitar erros e despesas desnecessárias, uma vez que qualquer correção a tempo significa uma poupança significativa em comparação com as correcções que teríamos de fazer num produto que já está massivamente no mercado e no qual investimos muito tempo e dinheiro.
Importância de uma visão a cinco anos
Cinco anos é um número importante a nível empresarial, as estatísticas mostram um certo risco de falência para as empresas antes de atingirem os seus primeiros cinco anos. Uma empresa com cinco anos de atividade aumenta o seu valor porque sobreviveu a uma série de contratempos e está agora mais forte e mais experiente. É por isso que deve procurar alargar a visão da sua empresa, pelo menos, para os próximos cinco anos.
Esta visão deve ser apoiada por um plano bem estruturado, que destaque os pontos de evolução ao longo dos anos e os objectivos a atingir. De acordo com esta lógica, devemos abordar o
4 anos