Transcrição Preparação inteligente das malas
Planeamento estratégico da bagagem
_x000D_Fazer uma mala eficiente é um exercício de síntese de imagem. O erro comum é fazer as malas por «caso precise»; o acerto é fazer as malas por «conjuntos».
_x000D_Antes de colocar qualquer coisa na mala, deve-se visualizar os dias da viagem e as atividades específicas (reuniões, jantares, caminhadas).
_x000D_Selecione as peças de roupa inferiores (que são as que mais se repetem) e atribua-lhes peças superiores intercambiáveis.
_x000D_O segredo é escolher uma "cápsula de viagem" com uma paleta de cores restrita (no máximo 3 ou 4 cores que combinem entre si).
_x000D_Isso garante que todas as peças de cima combinem com todas as de baixo e que os sapatos (que ocupam muito espaço) combinem com tudo. Se uma peça não combinar com pelo menos duas outras coisas na mala, ela não viaja.
_x000D_Seleção de materiais e técnicas de arrumação
_x000D_Para viajar, a seleção de tecidos é técnica: priorizam-se fibras sintéticas de alta tecnologia, lãs frias ou tecidos com elastano que resistem aos vincos e recuperam rapidamente.
_x000D_O linho ou a seda pura, a menos que se viaje com um ferro a vapor, costumam ser másicas opções.
_x000D_Quanto à física do armazenamento, utiliza-se a técnica das camadas: os objetos pesados e os sapatos (em sacos individuais) vão para o fundo (perto das rodas) para dar estabilidade. Os espaços vazios são preenchidos com roupa interior e meias.
_x000D_As peças que não amassam (jeans, algodão) podem ser enroladas para otimizar o espaço.
_x000D_As peças delicadas (camisas, casacos) são colocadas no topo, dobradas com a técnica do «abraço» ou em sacos para roupa, para minimizar os vincos.
_x000D_Uma mala bem feita é aquela em que não sobra espaço, mas também não falta nada essencial.
_x000D_Resumo
_x000D_Fazer as malas é um
preparacao inteligente das malas