LOGIN

REGISTO
Buscador

Lean Startup: Construir, Medir, Aprender

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição Lean Startup: Construir, Medir, Aprender


Lean Startup é um quadro de trabalho popularizado por Eric Ries, baseado nos princípios Lean (originalmente da Toyota), adaptado ao contexto da criação de novos produtos ou negócios, especialmente em ambientes de alta incerteza, como as startups tecnológicas.

O seu principal objetivo é eliminar o desperdício no processo de desenvolvimento, entendendo como desperdício qualquer esforço que não contribua para aprender o que os clientes realmente querem.

Em vez de investir grandes quantidades de tempo e recursos na construção de um produto completo com base em suposições, Lean Startup propõe um ciclo rápido para validar hipóteses sobre o negócio e o produto de forma empírica, utilizando o feedback do mercado como guia principal.

Princípios Lean Startup (MVP, Implantação Contínua, Pivotar)

O Lean Startup baseia-se em vários princípios-chave para acelerar a aprendizagem e reduzir o risco:

  • Produto Mínimo Viável (MVP - Minimum Viable Product): Construir a versão mais simples possível do produto que permita testar uma hipótese fundamental sobre o cliente ou o mercado com o mínimo de esforço. Permite aprender rapidamente antes de investir mais.
  • Implementação Contínua (Continuous Deployment): Entregar software (ou valor) aos clientes com a maior frequência possível, idealmente várias vezes ao dia. Isto encurta o ciclo de feedback e permite validar mudanças rapidamente. Práticas como "Push on Green" são facilitadoras.
  • Testes Divididos (Split Testing / A/B Testing): Experimentar mostrando diferentes versões de uma característica a diferentes segmentos de utilizadores simultaneamente para medir qual funciona melhor, baseando as decisões em dados reais.
  • Pivotar (Pivot): Realizar uma correção de rumo estruturada e significativa na estratégia do produto ou negócio quando os dados demonstram que a hipótese original está incorreta. É uma mudança fundamental, não uma simples otimização.
  • Outros: Incluem Métricas Acionáveis e Contabilidade da Inovação.

O ciclo Construir-Medir-Aprender

O motor central do Lean Startup é o ciclo de feedback Construir-Medir-Aprender (Build-Measure-Learn).

Funciona assim:

  • Construir: Cria-se rapidamente um MVP ou uma experiência para testar uma hipótese específica sobre o produto ou o mercado.
  • Medir: O MVP ou experimento é lançado aos utilizadores e são recolhidos dados quantitativos e qualitativos sobre o seu comportamento e feedback.
  • Aprender: Os dados recolhidos são analisados para validar ou invalidar a hipótese inicial.
  • Este aprendizado informa a decisão seguinte: perseverar com a estratégia atual (se a hipótese for validada) ou mudar de rumo (se for invalidada).

O objetivo é percorrer este ciclo o mais rápido possível para maximizar o aprendizado validado sobre os clientes com o mínimo desperdício de recursos.

Métricas acionáveis e contabilidade da inovação

Para que o ciclo Construir-Medir-Aprender seja eficaz, o Lean Startup introduz dois conceitos-chave:

Métricas acionáveis (Actionable Metrics): são métricas que demonstram uma relação clara de causa e efeito e ajudam a tomar decisões informadas sobre o produto.

Ao contrário das «métricas vaidosas» (por exemplo, número total de visitas, que podem ser enganosas), as métricas acionáveis (por exemplo, taxa de conversão por co


lean startup construir medir aprender

Publicações Recentes de coach agil profissional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?