Transcrição Prevenção e controlo para evitar resultados defeituosos
A qualidade não se alcança apenas corrigindo erros, mas, sobretudo, prevenindo-os.
Uma abordagem proativa à prevenção e ao controlo de processos é essencial para evitar resultados defeituosos que podem afetar a satisfação do cliente e a reputação do hotel.
A formação dos funcionários é a pedra angular desta estratégia preventiva.
O Papel do Trabalhador na Deteção e Prevenção
Cada trabalhador de um hotel deve saber verificar os produtos e ferramentas de que necessita para realizar o o seu trabalho diário.
Da mesma forma, tem a responsabilidade de comunicar qualquer anomalia que detete, como uma toalha rasgada, ao seu superior para que esta possa ser removida imediatamente.
As atividades preventivas são uma parte fundamental e intrínseca das suas tarefas diárias.
A Formação como Ferramenta Preventiva Chave
Uma boa formação é essencial para a evolução do negócio hoteleiro, pois motiva os trabalhadores, aumenta a sua produtividade e melhora a segurança e a qualidade dos serviços oferecidos.
A falta de formação contínua é uma deficiência comum em o setor, o que muitas vezes leva ao mau tratamento de reclamações e contratempos, afetando diretamente a insatisfação do cliente.
Essa falta de formação específica também leva a um maior risco de acidentes de trabalho.
Portanto, cada empresa deve promover ativamente o treinamento, seja por meio de seus próprios programas ou usando centros externos.
Tipos de Treinamento e Controle de Registros
Em relação à qualidade, distinguem-se dois tipos de formação: a formação inicial, que visa fornecer as competências necessárias para o desempenho qualificado de uma profissão, e a formação contínua, que procura melhorar as necessidades de formação do trabalhador e é avaliada periodicamente.
Todo o plano de formação deve ter um conteúdo definido, tanto geral como específico, e deve ser revisto pelo menos de cinco em cinco anos para se adaptar à regulamentação em vigor.
O controlo dos registos é igualmente importante: todas as atividades de formação, bem como os seus incidentes e medidas. As medidas de prevenção adotadas devem ser registadas em documentos para evitar resultados defeituosos no futuro.
Prevenção de Riscos Ocupacionais como Marco
Lei 31/1995 sobre A Prevenção de Riscos Ocupacionais tem como objetivo “promover a segurança e a saúde dos trabalhadores, aplicando as medidas e realizando as atividades necessárias à prevenção dos riscos decorrentes do trabalho”.
Nos estabelecimentos hoteleiros,O controlo dos riscos é especialmente importante, uma vez que estes riscos também podem afetar os clientes.
As taxas de acidentes neste setor são frequentemente superi
prevencao e controlo para evitar resultados defeituosos