LOGIN

REGISTO
Buscador

Vitaminas lipossolúveis [a, d, e, k] - nutricao

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
Vitaminas lipossolúveis [a, d, e, k] - nutricao


Vitaminas lipossolúveis [a, d, e, k] - nutricao

Embora as necessidades vitamínicas do nosso corpo sejam de apenas alguns miligramas, isso nã,o significa que a sua funç,ã,o seja apenas a de lembrar o corpo e prevenir doenç,as, mas sim que as vitaminas sã,o básicas para o funcionamento normal do nosso corpo.

imagen

Vitaminas: micronutrientes que nã,o fornecem energia e só sã,o adquiridos através da alimentaç,ã,o, embora certas vitaminas sejam produzidas no corpo humano, proporcionalmente nã,o sã,o suficientes para satisfazer as necessidades reais. Por outras palavras, as vitaminas sã,o absorvidas de acordo com a alimentaç,ã,o. As vitaminas podem ser facilmente destruídas devido à, sua elevada sensibilidade a vários factores físicos e químicos, como o calor, a luz, a oxidaç,ã,o, a reduç,ã,o da humidade, os ácidos e as regras. Por este motivo, as perdas sã,o comuns ao longo do processo de cozedura, especialmente se os alimentos forem sujeitos a um processamento prolongado.

Exemplos de vitaminas hiper-sensíveis: vitamina C, vitamina B, a vitamina B1 é a mais sensível.

Química das vitaminas: De um modo geral, sã,o classificadas de acordo com a substâ,ncia em que sã,o solúveis:

  • Vitaminas lipossolúveis [A, D, E, K]: Vitaminas frequentemente transferidas na gordura da dieta. Cada vitamina desempenha funç,õ,es adicionais relacionadas com o bom funcionamento do organismo. Uma dieta pobre em gorduras fornecerá baixos níveis de vitaminas lipossolúveis, que causam problemas de saúde. Por outro lado, o consumo excessivo de gorduras conduz a níveis muito elevados destas vitaminas, o que pode ser prejudicial para o organismo.
  • Vitaminas hidrossolúveis [vitamina B e vitamina C]: sã,o armazenadas no compartimento da água dos alimentos. Quando estas vitaminas se dissolvem na água, sã,o facilmente decompostas na urina, pelo que nã,o se concentram no organismo, pelo que a toma regular de suplementos é essencial para manter a saúde.

Principais funç,õ,es:

  • Antirraquítico.
  • Contribui para o processo de absorç,ã,o intestinal do cálcio e do fósforo, bem como para a reabsorç,ã,o renal. Desempenha igualmente um papel importante na mineralizaç,ã,o óssea.
  • Reduz o risco de uma vasta gama de doenç,as crónicas.
  • Participa em certas funç,õ,es ligadas ao sistema nervoso e ao pâ,ncreas.

Consequê,ncias da carê,ncia de vitamina D no organismo:

  • Conduz ao raquitismo nas crianç,as e à, osteomalácia nos adultos.
  • Nos idosos, pode levar à, osteoporose, que se materializa na perda de massa óssea.

Consequê,ncias da ingestã,o de demasiada vitamina D no organismo: Pode provocar uma intoxicaç,ã,o se a quantidade ingerida for superior a 10 vezes a quantidade normal. Alimentos que contê,m vitamina D: A vitamina D é obtida principalmente por síntese na pele, mediada pelos raios ultravioleta do sol. O restante pode ser obtido através do consumo de vários alimentos de origem animal, como peixes gordos, gema de ovo, fígado, produtos lácteos e manteiga.

Principais funç,õ,es:

  • É um agente anti-sangramento.
  • Está envolvido na mobilizaç,ã,o de protõ,es e de electrõ,es.
  • Produz proteínas ósseas e está envolvida no metabolismo de algumas proteínas de ligaç,ã,o ao cálcio, o que conduz a um bom desenvolvimento ósseo.

Consequê,ncias da carê,ncia de vitamina K no organismo: provoca uma coagulaç,ã,o anormal do sangue, o que pode levar a um risco acrescido de hemorragias. Consequê,ncias do excesso de vitamina K no organismo: nã,o provoca intoxicaç,ã,o, exceto se for consumida em quantidades entre 50 e 100 vezes superiores à, quantidade normal.

Alimentos que contê,m vitamina K:

  • Alimentos de origem animal. Exemplos: leite, ovos, peixe, carne e fígado.
  • Alimentos de origem vegetal. Exemplos: maç,ã,s, laranjas, morangos, bananas, couves, salsa, espinafres, brócolos, alface, cenouras, batatas, feijã,o verde, pepinos, tomates, ervilhas e espargos.

Publicações recentes