PorCursosOnline55
Tipos de nutrição: abordagens para uma dieta equilibrada - nutricao
A nutrição autotrófica é a nutrição utilizada pelos organismos autotróficos, que são organismos que produzem o seu próprio alimento, sintetizando as substâncias essenciais ao seu metabolismo a partir de substâncias inorgânicas, como o dióxido de carbono.
Existem diferentes tipos de autótrofos, por exemplo, os quimiolitótrofos, que são bactérias que utilizam a oxidação de compostos inorgânicos para a produção de energia, como o dióxido de enxofre ou os compostos ferrosos. Existem também os fotolitoautotróficos, que são organismos que utilizam a fotossíntese, como as plantas.
A nutrição heterotrófica é a nutrição de organismos heterotróficos, ou seja, organismos que necessitam de outros organismos para viver, ou seja, organismos que se alimentam de substâncias orgânicas sintetizadas por outros organismos.
Exemplos de nutrição heterotrófica encontram-se nos fungos, nos animais e em muitas bactérias e protozoários ou protozoários, que fabricam moléculas orgânicas complexas utilizando a energia dos organismos autotróficos que comeram.
Existem diferentes tipos de organismos heterotróficos, que, de acordo com a sua nutrição, podem ser divididos em quatro classes: holotróficos [cadeia alimentar, carnívoros, herbívoros ou fitófagos e omnívoros], saprófagos [alimentam-se de mortos], simbióticos e parasitas.
Veja também:
A pirâmide nutricional ou pirâmide alimentar é uma forma de representar graficamente como deve ser constituída uma alimentação equilibrada.
A pirâmide nutricional está dividida em quatro partes, sendo a base da pirâmide os cereais e tubérculos, no nível seguinte as frutas e os legumes, depois os alimentos de origem animal e as leguminosas e, finalmente, no topo da pirâmide, os açúcares e as gorduras.
Existem diferentes formas de ingerir alimentos, para além da forma natural, que é a via oral, especialmente para os doentes com necessidades dietéticas ou nutricionais especiais.
Enteral e parentérica: