PorCursosOnline55
Problemas causados pela falta de sono - nutricao
A falta de sono é um dos factores mais fortes que desencadeiam muitas das doenças que ameaçam a qualidade de vida dos seres humanos. Quando não dormimos a quantidade de horas que o nosso corpo necessita, impedimo-lo de se reparar corretamente para enfrentar o desgaste a que terá de se submeter na manhã seguinte. Muitos de nós temos consciência de que o nosso estado físico e mental não é o mesmo quando estamos exaustos, mas continuamos a sacrificar a nossa saúde e a expor-nos aos vários efeitos adversos de não descansar para usar esse tempo para outras tarefas.
Durante o desenvolvimento deste guia, iremos abordar algumas das questões mais importantes que giram em torno do sono e dos efeitos que a exposição a uma constante falta de sono pode ter na nossa saúde.
Os efeitos da falta de sono podem ser facilmente sentidos na nossa saúde mental. Quando não dormimos o suficiente, começamos a sentir uma série de males como irritabilidade, mal-estar, ansiedade, depressão, falta de concentração, perda de memória, entre outros.
Estes problemas são um sinal de que o nosso cérebro não está em condições óptimas e precisa de descanso. Os efeitos secundários das afectações acima mencionadas podem ser devastadores para o nosso organismo, uma vez que o stress começa a aumentar significativamente, expondo-nos a várias doenças perigosas para a nossa saúde.
Vários estudos têm demonstrado o grande impacto que a falta de sono tem no aparecimento de vários problemas hormonais. Um dos elementos que mais sofre com estes problemas hormonais é a nossa massa muscular, que é afetada no seu crescimento, pelo que a nossa condição física será significativamente diminuída.
O nosso sistema imunitário também será afetado, uma vez que estas alterações hormonais enfraquecem a nossa capacidade de lutar contra várias doenças e de reparar os danos celulares. As hormonas de crescimento podem ser gravemente afectadas, sendo as crianças as mais afectadas, uma vez que o seu crescimento é afetado.
Há muitas doenças que são agravadas pela falta de sono. Não descansar o suficiente é um dos factores de risco mais comuns para doenças como as cerebrovasculares, cardiovasculares e endócrinas, entre outras. À falta de sono são atribuídos efeitos como o aumento da pressão arterial, aumento do risco de diabetes, lesões renais, doenças cardíacas, aumento significativo de peso que pode levar à obesidade, entre outros.
Como podemos ver, um sono adequado pode ser um dos mecanismos preventivos mais eficazes que temos para evitar o aparecimento de várias doenças e cuidar da nossa saúde. Tomar precauções na juventude é essencial se quisermos chegar à velhice com boa saúde física e mental.
A exposição continuada à privação de sono pode causar danos irreversíveis ou levar ao desenvolvimento de doenças crónicas ao longo da vida. Devemos respeitar as necessidades biológicas do nosso corpo, que está constantemente a enviar sinais para nos avisar que estamos privados de sono e que precisamos de parar para reparar os danos do dia. Se organizarmos corretamente as nossas rotinas diárias, podemos otimizar o tempo que dedicamos a cada tarefa, de modo a termos tempo suficiente para descansar. Não sacrifique a sua saúde por causa do trabalho ou do entretenimento, tente ser mais produtivo e aproveitar melhor o seu tempo.