PorCursosOnline55
Porque é que devemos reduzir a ingestão de açúcares no nosso dia a dia? - nutricao
O que chamamos de açúcar engloba uma grande variedade de adoçantes que podem ser divididos em monossacarídeos [como glicose, frutose e galactose] e adoçantes complexos [como sucralose, lactose, maltose e outros]. O açúcar que utilizamos habitualmente é a sucralose, que é um hidrato de carbono encontrado naturalmente em várias plantas, principalmente na cana-de-açúcar. É composto por dois tipos de adoçantes simples: a frutose e a glucose.
O nosso organismo necessita de vários macronutrientes [proteínas, gorduras, hidratos de carbono] e micronutrientes [vitaminas, minerais] para funcionar. Os hidratos de carbono simples ou de absorção rápida, como o açúcar, apenas fornecem energia para uma utilização rápida", sublinha a Dra. Teresa Lajo Morales, médica especialista em endocrinologia e nutrição e especialista em saúde intestinal e microbiota no HLA Universitario Moncloa, em entrevista ao Infosalus.
Segundo ela, pode ser necessário no caso de alguns pacientes com problemas de regulação do açúcar no sangue [como diabéticos em tratamento com insulina], mas, na maioria das pessoas saudáveis, na sua opinião, é benéfico reduzi-lo ao máximo, pois existem outras fontes de hidratos de carbono [incluindo os de rápida absorção] que proporcionam benefícios adicionais, como a fruta ou alguns cereais.