LOGIN

REGISTO
Buscador

A relação entre o sono e o exercício físico - nutricao

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
A relação entre o sono e o exercício físico - nutricao


A relação entre o sono e o exercício físico - nutricao

A atividade física é uma das melhores formas de facilitar o sono. O exercício físico oferece inúmeros benefícios para a saúde física e mental, e é inegável que também melhora a qualidade do sono.

Cuidar do nosso descanso é, ao mesmo tempo, cuidar da nossa saúde e prevenir o aparecimento de várias doenças que ameaçam a nossa qualidade de vida, uma vez que a falta de sono é um dos factores de risco mais comuns para várias doenças crónicas.

A atividade física pode ser adaptada a qualquer pessoa, independentemente das suas caraterísticas individuais ou da quantidade de tempo livre de que dispõe. É sempre possível incluir algum exercício nas rotinas diárias. Neste guia, vamos analisar alguns dos principais aspectos da atividade física e os benefícios que oferece para melhorar a qualidade do sono.

A atividade física para regular a nossa energia

Os estilos de vida sedentários e distantes da atividade física fazem com que, muitas vezes, não consigamos realizar um gasto energético significativo durante as nossas rotinas diárias. O consumo de alimentos ricos em açúcar, hidratos de carbono refinados e bebidas energéticas ricas em cafeína contribuem para o desequilíbrio energético de muitas pessoas.

A atividade física é excelente para libertar energia de uma forma saudável. Ao contribuirmos para a nossa saúde queimando gordura e fortalecendo o nosso corpo, preparamo-nos para entrar na noite com o nível certo de relaxamento para cair num sono profundo. A relação entre o exercício e o sono profundo é muito elevada, e é este sono que é verdadeiramente reparador para o nosso organismo.

Atividade física para regular o stress

Outro fator importante na nossa incapacidade de adormecer facilmente é o stress acumulado. Muitas vezes, não nos apercebemos da quantidade de stress que carregamos, porque o stress é cumulativo e não dá sinais claros até estar numa fase muito avançada. É normal subestimarmos o impacto do stress na nossa saúde e qualidade de vida, mas a verdade é que esta condição pode estar na origem do desenvolvimento de várias doenças crónicas.

A atividade física tem demonstrado grandes resultados na redução do stress e, consequentemente, tem-se revelado uma solução inteligente para contrariar o impacto do stress na nossa qualidade de sono. Quando estamos sob muito stress, é provável que não consigamos dormir profundamente ou durante muito tempo. Paradoxalmente, esta condição aumenta ainda mais o stress no nosso corpo, razão pela qual são necessárias mudanças drásticas nos nossos hábitos para travar o desenvolvimento do stress.

O exercício físico exige descanso

Como vimos, o exercício físico é uma excelente ferramenta para melhorar a qualidade do nosso sono, mas também vale a pena referir a responsabilidade que temos quando praticamos uma atividade física. Quando nos exercitamos, devemos descansar adequadamente, e é importante que ajustemos os nossos horários para permitir as horas necessárias para que o corpo se repare e recupere a sua energia. Tanto os exercícios cardiovasculares como os de força requerem um sono reparador para recuperar do desgaste dos músculos, dos tendões e das articulações.

Comece a incorporar pequenas quantidades de exercício nas suas rotinas diárias e aproveite esta iniciativa para se comprometer a descansar mais e a cuidar da qualidade do seu sono.

Se estiver interessado na oferta de cursos de nutrição, clique aqui.

Publicações recentes