PorCursosOnline55
A relação entre o sistema endócrino e o sono - nutricao
A falta de sono afecta vários sistemas do corpo humano, sendo o sistema endócrino um dos mais afectados. Quando não descansamos adequadamente, os nossos níveis hormonais ficam desequilibrados, aumentando ou diminuindo a secreção de várias hormonas. Se esta falta de descanso for prolongada, os efeitos na saúde podem ser graves.
Para evitar os problemas causados pela falta de sono, é essencial que os adultos tenham pelo menos 8 horas de descanso profundo, permitindo que o corpo recupere dos danos sofridos durante o dia.
Neste guia, vamos analisar o impacto do sono no sistema endócrino, um dos sistemas mais sensíveis à falta de descanso.
A hormona do crescimento, regulada pelo hipotálamo e segregada pela hipófise, é afetada pela falta de sono. Esta hormona é libertada principalmente no início da noite e as interrupções do sono diminuem significativamente a sua secreção.
A tirotropina, que estimula a glândula tiroide, aumenta os seus níveis ao fim da tarde. Quando não dormimos bem, os níveis desta hormona podem aumentar até 200%. Curiosamente, este efeito só ocorre quando dormimos à noite, pois o descanso durante o dia não tem o mesmo impacto.
O cortisol, cuja secreção atinge o pico durante o dia, é inibido pelo sono profundo. A perturbação dos ciclos de sono pode alterar os níveis de cortisol, afectando a sua libertação no organismo.
A melatonina, sintetizada pela glândula pineal, é libertada em condições de escuridão, o que favorece o sono. Ao contrário de outras hormonas, a sua secreção não é diretamente afetada pela quantidade de sono, mas pela presença de luz. Recomenda-se, portanto, dormir num ambiente escuro para manter a produção de melatonina e melhorar a qualidade do sono.