PorCursosOnline55
O que acontece no nosso cérebro durante o sono? - nutricao
Há décadas que a comunidade científica internacional trabalha em conjunto para compreender melhor os processos que ocorrem no nosso cérebro enquanto dormimos. A atividade relacionada com o sono suscita uma série de questões entre especialistas de diferentes áreas.
Tudo o que diz respeito ao nosso cérebro é complexo de estudar, e é por isso que precisamos de estudar em profundidade os elementos de que dispomos atualmente e tentar compreender, pelo menos de uma forma básica, porque é tão importante para o nosso organismo ter as horas necessárias para descansar e recuperar dos danos sofridos durante o dia.
Durante o desenvolvimento deste guia, iremos analisar, de forma básica, alguns dos processos mais elementares que ocorrem no cérebro enquanto dormimos. Desta forma, teremos mais recursos para formar uma ideia mais abrangente sobre o sono e o seu impacto no nosso organismo.
Um dos processos mais interessantes que ocorrem no nosso cérebro quando estamos a dormir é a organização da informação que recebemos durante o dia. A atividade neuronal comporta-se de forma diferente quando estamos a dormir e quando estamos activos. Enquanto trocamos informações, os neurónios procuram proximidade e ligações sólidas, enquanto dormimos, pelo contrário, tendem a espaçar-se e a dar lugar a diversas substâncias que se encarregam de limpar as ligações entre eles.
Desta forma, as informações adquiridas durante os períodos de maior atividade neuronal são agrupadas e organizadas. Isto é essencial, pois permite-nos adquirir e fixar conhecimentos. Graças a este fenómeno, muitas pessoas conseguem resolver problemas enquanto dormem ou gerar soluções mais engenhosas do que as que tinham antes. Tudo isto é o resultado do processamento de todas as informações que possuíamos, uma vez que antes de dormir não éramos capazes de as reunir corretamente para obter conhecimentos mais precisos.
Quando dormimos, os diferentes processos que ocorrem no nosso cérebro são responsáveis pela consolidação de toda a informação adquirida na nossa memória. É por isso que um sono adequado melhora significativamente o desempenho dos alunos e o processo de aprendizagem em geral. O hipocampo é uma das estruturas cerebrais mais associadas à aprendizagem. Foi demonstrado que, depois de dormirmos, o hipocampo liberta mais espaço, o que facilita a aprendizagem de coisas novas do que antes de dormir.
Do mesmo modo, a limpeza das ligações neuronais e a geração de novas ligações são essenciais para que a nossa atividade neuronal seja eficaz quando se trata de aprender coisas novas.
A secreção e a inibição de hormonas pelo nosso cérebro é outro processo muito importante que ocorre enquanto dormimos. A capacidade do nosso cérebro para regular as nossas hormonas é essencial para a vida humana. Assim, enquanto dormimos, a hormona antidiurética é inibida para evitar interrupções no sono e aumenta a produção de melatonina, que actua como um regulador natural do nosso sono, aumentando a presença do sono no nosso organismo.
A hormona do crescimento também é segregada enquanto dormimos, razão pela qual se insiste na importância de um descanso adequado nas crianças, para não prejudicar o seu desenvolvimento. Entre outras hormonas que actuam durante o período de sono está a hormona reguladora da tiroide, que desempenha um papel importante no cuidado da nossa saúde e no normal funcionamento das nossas funções biológicas.
Se estiver interessado na oferta de cursos de nutrição clique aqui.