LOGIN

REGISTO
Buscador

Prevenção do envelhecimento - nutricao

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
Prevenção do envelhecimento - nutricao


Prevenção do envelhecimento - nutricao

Anti-ageing é um termo que gera um amplo debate em todo o mundo, sendo apresentado como uma série de medidas e tratamentos com o objetivo de retardar o processo de envelhecimento ou de o inverter até certo ponto. A indústria farmacêutica e a medicina em geral têm vindo a estudar há vários anos, investindo muito tempo e capital na procura de soluções viáveis com o objetivo de fazer com que as pessoas pareçam mais jovens do que a sua idade biológica real. Estes esforços conduziram a toda uma gama de tratamentos que oferecem a possibilidade de parecer mais jovem, com caraterísticas físicas que não são típicas da nossa idade.

Ao longo do presente guia, iremos discutir alguns dos elementos mais importantes que giram em torno do anti-envelhecimento como uma solução para o processo natural de envelhecimento.

Os tratamentos estéticos funcionam?

Os tratamentos cosméticos, destinados a retardar o aparecimento das caraterísticas físicas distintivas do envelhecimento ou a invertê-las em certa medida, estão a tornar-se cada vez mais populares entre homens e mulheres. Provavelmente, a caraterística estética mais visível do envelhecimento encontra-se na nossa pele.

Com o passar dos anos, a pele sofre um desgaste que é natural, uma vez que o grau de hidratação se altera em resultado dos vários processos naturais a que o ser humano está sujeito. Da mesma forma, a exposição contínua ao sol, a alimentação, os hábitos de longa duração, a nossa própria genética, entre muitos outros factores, vão determinar o nível de desgaste da nossa pele quando chegamos a uma determinada idade.

Tratamentos como o botox, várias cirurgias estéticas, preenchimentos dérmicos e muitos outros são utilizados por milhões de pessoas com o objetivo de obter uma pele mais jovem. Estes tratamentos funcionam de facto e há muitas provas que atestam as muitas mudanças que uma pessoa experimenta quando se submete a eles.

É errado submeter-se a tratamentos cosméticos?

Não existe um tratamento que possa fazer com que pareça ter vinte anos de idade. Corrigir as rugas dos olhos ou melhorar os lábios afectará claramente a sua imagem de uma forma positiva, mas querer parecer muito velho ou muito mais novo do que a sua idade não é uma questão de retocar alguns aspectos.

Dito isto, não é errado optar por tratamentos cosméticos anti-envelhecimento, tal como não é errado aplicar maquilhagem ou usar roupas que nos façam parecer melhor. O erro está em acreditar que a melhor solução para tratar o envelhecimento se encontra nos retoques cosméticos, porque estaríamos a ignorar a importância de manter bons hábitos e de cuidar da nossa saúde mental e física.

Cuidar da nossa saúde

Como já foi referido, os bons hábitos e a forma como cuidamos da nossa saúde física e mental vão influenciar significativamente o impacto do processo de envelhecimento na nossa aparência física. A melhor forma de combater o envelhecimento é a prevenção. Praticar desporto, manter um estado de espírito positivo, evitar o stress, alimentar-se corretamente, dormir o suficiente, entre muitas outras medidas, será muito mais eficaz do que submeter-se a operações estéticas.

Quando aplicamos tratamentos anti-envelhecimento podemos ter um impacto em certas caraterísticas físicas e, portanto, contribuir para melhorar a nossa aparência física, mas isso não irá reduzir a nossa idade biológica, mas apenas mascarar os efeitos do envelhecimento no nosso corpo. Ao cuidar da nossa saúde, podemos influenciar a nossa idade biológica de uma forma abrangente, razão pela qual insistimos que, embora os tratamentos estéticos não sejam de todo negativos, não devemos ignorar a importância de cuidar da nossa saúde se quisermos parecer mais jovens.

Publicações recentes