LOGIN

REGISTO
Buscador

Anti-envelhecimento: exercício físico - nutricao

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
Anti-envelhecimento: exercício físico - nutricao


Anti-envelhecimento: exercício físico - nutricao

O desporto é uma das formas mais eficazes de combater o envelhecimento do ser humano. A atividade física prolongada ao longo dos anos não só melhora a nossa aparência física, pois tonifica os nossos músculos, tornando a nossa pele menos flácida, como também reduz significativamente a possibilidade de enfrentarmos várias doenças que ameaçam a nossa qualidade de vida. As doenças cardiovasculares são das mais frequentes nos idosos e o desporto trabalha o nosso sistema cardiovascular, fortalecendo o coração e melhorando o bombeamento do sangue.

O exercício físico melhora a nossa capacidade pulmonar, aumenta a elasticidade e a flexibilidade das nossas articulações e melhora as nossas funções motoras. O exercício é recomendado em qualquer idade, existem muitos tipos de atividade física que podemos adaptar às nossas rotinas diárias, por isso não há desculpa para não incorporar este importante hábito nas nossas vidas.

Ao longo deste guia, iremos discutir alguns dos elementos mais importantes relacionados com o impacto anti-envelhecimento do desporto.

O desporto faz-nos parecer mais jovens

É um facto inegável que as pessoas que praticam exercício físico têm uma aparência física mais jovem do que aquelas que não o fazem. Independentemente da sua idade, tonificar os seus músculos e trabalhar a sua forma física fará com que pareça muito mais jovem e saudável. A pele beneficia do exercício físico através do aumento da nossa massa muscular. Além disso, libertamos toxinas prejudiciais à nossa saúde e que actuam como catalisadores do envelhecimento.

O desporto melhora a nossa saúde mental, pois liberta-nos do stress, que é um dos factores mais importantes na aceleração da velhice nos seres humanos.

O desporto tornará a velhice mais agradável.

O que mais nos preocupa ao chegar à velhice é o aparecimento de possíveis doenças relacionadas com a idade avançada. É um facto que as pessoas mais velhas têm um padrão de risco mais elevado para uma vasta gama de doenças. A atividade física é um dos meios preventivos mais eficazes que temos para evitar o aparecimento destas doenças.

As doenças cardiovasculares, cerebrovasculares, respiratórias e motoras diminuem todas o seu risco quando continuamos a fazer exercício. Os efeitos letais da velhice serão significativamente contrariados se for ativo diariamente.

Escolha a atividade física que melhor se adapta às suas possibilidades

Nem toda a gente tem tempo para se inscrever num ginásio durante duas horas de segunda a sexta-feira, na verdade, nem sequer é necessário. Basta incorporar gradualmente a atividade física nas suas rotinas diárias para começar a usufruir dos seus benefícios. Actividades tão simples como caminhar durante 15 minutos de manhã terão um impacto positivo no seu bem-estar físico e mental.

À medida que o seu corpo se adapta ao exercício, pode começar a incorporar elementos mais exigentes, como correr durante alguns minutos ou fazer alguns exercícios em casa. Se correr ou caminhar são actividades que o fazem sentir preguiçoso, não tem de se preocupar, pense num desporto que queira praticar com a família, seja um que já tenha experimentado e de que goste ou outro que queira aprender. Desta forma, o exercício físico será também o seu passatempo, ajudando-o a socializar e a romper com as rotinas diárias.

São muitos os benefícios de incorporar o desporto na sua vida, vale a pena experimentá-lo e aprender a desfrutar deste importante hábito que o ajudará a ter uma velhice saudável.

Se estiver interessado nos cursos de nutrição disponíveis, clique aqui.

Publicações recentes