PorCursosOnline55
O significado do descanso - nutricao
Um sono adequado é uma necessidade básica do nosso organismo. São muitos os benefícios atribuídos ao descanso, razão pela qual devemos promover uma rotina de vida baseada em hábitos organizacionais que nos permitam usufruir de tempo suficiente para realizar as nossas tarefas diárias e descansar corretamente. O estado de saúde de uma pessoa e a qualidade do seu sono estão intimamente relacionados, porque a falta de sono é um dos factores de risco mais comuns para o aparecimento de um grande número de doenças que ameaçam o nosso estado de saúde e a nossa qualidade de vida.
O sono não só tem impacto no nosso humor e bem-estar psicológico, como também nos ajuda a fortalecer e reparar o nosso organismo, de modo a prevenir uma série de doenças que podem ser fatais. A falta de descanso afecta todo o corpo, e os danos causados pela manutenção desta prática ao longo do tempo podem tornar-se irreparáveis quando surgem certas doenças crónicas. A melhor maneira de evitar complicações de saúde é eliminar os factores de risco atribuídos a essas doenças. Evitar o tabaco, o álcool e outras substâncias tóxicas, praticar atividade física e descansar adequadamente são medidas primordiais para lidar com estas doenças.
Durante o desenvolvimento deste guia, abordaremos alguns dos elementos básicos que giram em torno do repouso e dos benefícios que este traz ao nosso corpo.
São muitos os benefícios atribuídos ao repouso, mas, de uma forma geral, iremos referir alguns dos mais importantes. Quando descansamos o suficiente, o nosso corpo aproveita para reparar os danos sofridos durante o dia, melhorando a nossa memória e capacidade de concentração.
O sistema imunitário é reforçado quando estamos bem descansados, permitindo-nos lidar mais facilmente com vírus e bactérias. A pressão arterial diminui, beneficiando o normal funcionamento do nosso sistema cardiovascular. Um sono reparador reduz a inflamação no corpo e ajuda a restaurar a energia gasta.
Um dos benefícios físicos mais notáveis de dormir bem é o controlo do peso corporal, pois regula o metabolismo e reduz o apetite. Também evita a secreção excessiva de glicogénio devido ao stress, o que previne o possível desenvolvimento de resistência à insulina ou diabetes.
Uma das estratégias básicas para dormir melhor é evitar o uso de ecrãs ou aparelhos electrónicos, como telemóveis ou televisões, antes de dormir. A luz emitida por estes aparelhos actua como um estimulante para o cérebro, dificultando o adormecimento e o relaxamento do corpo. A luz e o ruído exteriores também afectam a qualidade do sono, pelo que é importante condicionar adequadamente o quarto.
Evitar ingerir grandes quantidades de alimentos antes de dormir para não sobrecarregar o sistema digestivo durante o repouso. Aumente a sua atividade física diária para garantir um gasto energético adequado, de modo a chegar cansado à noite. Além disso, evite estimulantes como o café ou bebidas energéticas, pois podem impedi-lo de adormecer ou afetar a qualidade do seu sono.
Tente criar rotinas de sono sustentáveis ao longo do tempo, o que exige uma organização rigorosa dos horários de sono, indo para a cama e acordando à mesma hora todos os dias. As sestas diurnas não devem ser excessivamente longas, pois isso pode impedir que chegue exausto à noite, dificultando o sono por longos períodos de tempo.
Se estiver interessado na oferta de cursos de nutrição, clique aqui.