LOGIN

REGISTO
Buscador

Diagnóstico diferencial de ec com outras doenças gastrointestinais - nutricao

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
Diagnóstico diferencial de ec com outras doenças gastrointestinais - nutricao


Diagnóstico diferencial de ec com outras doenças gastrointestinais - nutricao

A interpretação dos resultados dos exames de rastreamento da doença celíaca [DC] pode ser complicada. O médico treinado no diagnóstico e tratamento da doença celíaca precisa fazer um diagnóstico diferencial para excluir outras doenças que podem ter sintomas semelhantes ou achados clínicos e laboratoriais semelhantes.

Doenças diferentes podem ter um ou mais sintomas em comum. O médico compila uma lista de possíveis doenças a partir dos sintomas, da história clínica, da história familiar, dos medicamentos, do estilo de vida e do exame físico.

Segue-se um processo de exclusão, no qual são efectuados testes relevantes até se chegar a um diagnóstico definitivo e se iniciar o tratamento adequado.

O diagnóstico diferencial da doença celíaca com outras doenças gastrointestinais é fundamental, uma vez que os sintomas podem ser semelhantes em várias doenças, o que pode levar a um diagnóstico incorreto.

Algumas doenças gastrointestinais que podem apresentar sintomas semelhantes aos da doença celíaca são

  • Sensibilidade ao glúten não celíaca [SGNC]: caracteriza-se por sintomas semelhantes aos da doença celíaca, mas sem lesões no intestino delgado. Os sintomas incluem diarreia, dor abdominal, inchaço, fadiga e depressão.
  • Doença inflamatória intestinal [DII]: a DII inclui doenças como a doença de Crohn e a colite ulcerosa, e pode apresentar sintomas como dor abdominal, diarreia e perda de peso. Ao contrário da DC, também pode haver sangue nas fezes, febre e anemia.
  • Síndrome do intestino irritável [SII]: A SII provoca dores abdominais recorrentes e alterações dos movimentos intestinais, mas não há lesões no intestino delgado. Não existem testes específicos para diagnosticar a SII.
  • Alergia alimentar: A alergia alimentar provoca uma resposta imunitária a determinados alimentos, com sintomas que podem incluir náuseas, diarreia e erupções cutâneas, mas também pode ocorrer congestão nasal, problemas respiratórios e urticária, sem danos na parede intestinal.

Para diferenciar a doença celíaca de outras doenças gastrointestinais, são efectuados exames como a medição dos anticorpos anti-tTG e anti-EMA e uma endoscopia com biopsia intestinal para avaliar as lesões no intestino delgado.

Além disso, o médico pode pedir testes para detetar alergias alimentares ou avaliar a função intestinal através de testes de trânsito ou de motilidade.

Publicações recentes