PorCursosOnline55
Qual é a diferença entre veganismo e vegetarianismo? - nutricao vegetariana
Os vegans e os vegetarianos optam por não comer carne. No entanto, o veganismo é mais rigoroso e proíbe também os lacticínios, os ovos, o mel e quaisquer outros artigos derivados de produtos animais, como o couro e a seda.
Tanto o veganismo como o vegetarianismo estão a crescer em popularidade. No entanto, pode achar estas dietas um pouco confusas, especialmente porque existem muitas variantes de vegetarianismo.
Neste artigo, exploramos as semelhanças e diferenças entre o veganismo e o vegetarianismo. Também abordamos os benefícios para a saúde, qual é a dieta mais saudável, qual é a melhor para a perda de peso e os riscos e considerações.
Um estudo transversal de 2006 que envolveu 21.966 participantes e uma revisão de 2014 de três estudos de coorte prospectivos com adventistas na América do Norte sugerem que os veganos têm geralmente um IMC mais baixo do que os vegetarianos e os que comem carne.
Uma possível explicação para esta tendência pode ser o facto de os veganos não consumirem ovos ou produtos lácteos.
O estudo de 2006 também concluiu que os veganos ganharam menos peso do que os vegetarianos e os que comem carne ao longo de 5 anos. No entanto, as pessoas que alteraram a sua dieta para reduzir o consumo de produtos de origem animal foram as que ganharam menos peso durante o estudo.
Num estudo de 2018 que envolveu 75 adultos com excesso de peso, os investigadores atribuíram aleatoriamente aos participantes uma dieta vegana com baixo teor de gordura ou continuar com a sua dieta atual, que poderia incluir proteína animal. Após 16 semanas, os participantes do grupo vegan tinham perdido significativamente mais gordura à volta do abdómen do que os do grupo de controlo.
Ambas as dietas oferecem benefícios semelhantes para a saúde e geralmente incentivam as pessoas a comer alimentos integrais que são mais ricos em antioxidantes e nutrientes.
É difícil dizer qual é a dieta mais saudável, porque ambas têm vantagens e desvantagens. Por exemplo, ao contrário dos vegans, os lacto-vegetarianos obtêm cálcio, fósforo e vitamina D dos produtos lácteos. No entanto, evitar os lacticínios e os ovos pode ajudar os vegans a manter os seus níveis de colesterol baixos.
Os veganos também correm o risco de ter uma deficiência de ácidos gordos essenciais ómega 3, especificamente EPA e DHA, mesmo que consumam fontes vegetais destes nutrientes. O DHA é necessário para a função cerebral e a cognição, e para prevenir o nevoeiro cerebral, a perda de memória e muito mais. Vegetarianos e pescadores podem obter EPA e DHA mais facilmente de ovos e frutos do mar.
De acordo com um estudo de 2019, adultos na Argentina que se identificaram como veganos aderiram mais a um estilo de vida vegano saudável do que vegetarianos e não-vegetarianos.
Os autores definiram um estilo de vida vegan saudável como:
No entanto, seguir uma dieta à base de plantas não garante uma boa saúde. É possível que os vegetarianos e os veganos tenham um estilo de vida pouco saudável ou que consumam uma dieta de alimentos processados "de plástico".