LOGIN

REGISTO
Buscador

Dieta de eliminação com nutrição holística - nutricao holistica

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
Dieta de eliminação com nutrição holística - nutricao holistica


Dieta de eliminação com nutrição holística - nutricao holistica

A dieta de eliminação é um conceito que ganhou popularidade nos últimos anos e está intimamente relacionado com a bioindividualidade e a nutrição holística. O seu objetivo é adaptar a dieta às particularidades de cada pessoa, tendo em conta as suas diferenças, tolerâncias alimentares, estado do organismo e metabolismo.

A seguir, apresentamos um resumo básico das caraterísticas que definem a dieta de eliminação, para que possa considerá-la como um recurso útil para ajustar o seu estilo de alimentação.

Conceito

A dieta de eliminação é uma técnica de eliminação de alimentos que podem ser prejudiciais ao organismo. O objetivo é identificar quais os alimentos que são bem tolerados e quais os que são afectados negativamente, eliminando temporariamente determinados alimentos para observar como o organismo reage sem eles.

Em suma, é uma experiência que procura revelar os efeitos da ausência de certos alimentos no nosso bem-estar.

Utilidade

A dieta de eliminação tem várias aplicações. Por exemplo, permite-nos determinar se um alimento é responsável pelo aumento de peso, pelo agravamento de doenças como a gastrite, ou se é a causa de problemas de digestão ou de sono.

É também útil para detetar alergias alimentares, uma vez que, ao consumir uma dieta variada, pode ser difícil identificar qual o alimento que está a causar uma reação adversa.

Para as pessoas com diabetes, esta dieta é uma ferramenta valiosa para controlar os níveis de glicose. Ao eliminar um alimento específico e utilizando um glucómetro para monitorizar os níveis de açúcar no sangue, é possível identificar o impacto desse alimento em particular.

A dieta de eliminação é ideal para experiências múltiplas, uma vez que a maioria das pessoas consome uma grande variedade de alimentos, muitos dos quais podem ser processados ou de má qualidade, afectando a nossa saúde de diferentes formas.

Como é que se faz?

O primeiro passo é identificar os alimentos que queremos avaliar. Este processo funciona como uma experiência para testar se esses alimentos são benéficos ou prejudiciais para o nosso organismo.

Uma vez selecionados os alimentos, estes são suspensos da dieta durante cerca de 20 dias. Para monitorizar os resultados, é aconselhável utilizar um diário alimentar para registar as observações e as alterações sentidas durante este período.

É importante não efetuar outras alterações alimentares significativas durante este período, pois podem alterar os resultados da experiência. Por exemplo, se um alimento for eliminado devido ao seu impacto nos níveis de glicose, mas forem adicionados outros ricos em açúcar, os resultados podem ser incorrectos.

Após 20 dias, os alimentos eliminados são reintroduzidos para verificar se existem alterações visíveis. Se forem detectadas diferenças entre o antes e o depois da reintrodução, é possível determinar de que forma esse alimento específico é afetado.

Publicações recentes