LOGIN

REGISTO
Buscador

O horário de sono e o seu impacto na saúde quotidiana - iqualidade vida

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
O horário de sono e o seu impacto na saúde quotidiana - iqualidade vida


O horário de sono e o seu impacto na saúde quotidiana - iqualidade vida

Muitas pessoas têm um estilo de vida agitado, com uma grande carga de trabalho e de estudos, o que dificulta a obtenção das horas de descanso necessárias à noite. Isto obriga-as muitas vezes a fazer reajustes constantes para equilibrar o seu tempo de descanso e reparti-lo pelas horas do dia. A crença errónea de que o importante é dormir pelo menos 8 horas durante o dia, sem ter em conta o momento em que decidimos ir para a cama, pode levar a erros graves, como a inversão do tempo de descanso e de trabalho, trabalhando muitas horas à noite e dormindo durante o dia.

Outra questão que gera muitas dúvidas é se devemos fazer sestas curtas durante o dia ou se é melhor acumular o cansaço para conseguir um sono profundo à noite. Neste guia, vamos abordar alguns dos pontos acima mencionados, com o objetivo de aprofundar o seu conhecimento sobre as caraterísticas e peculiaridades do processo de sono, bem como estruturar o seu horário de sono de forma eficiente.

Dormir durante o dia vs. dormir à noite

O ser humano está biologicamente programado para dormir à noite e permanecer ativo durante o dia. A secreção ou inibição de certas hormonas durante o sono depende do facto de ser dia ou noite. Dormir à noite não só é mais saudável, como também é essencial para o bom funcionamento do organismo e para garantir um sono reparador.

A inversão regular dos horários de sono não é recomendada. Temos de compreender que temos um relógio biológico complexo que nos faz sentir sonolentos quando se aproxima a hora de descanso programada. O nosso organismo adapta-se às condições a que é frequentemente submetido, quer em termos de horário quer de duração. Por isso, é aconselhável evitar grandes variações nestes padrões para conseguir um sono profundo e repousante.

Em caso de necessidade, não sofrerá consequências graves se fizer um repouso prolongado durante o dia, se não tiver tido a oportunidade de descansar durante a noite. No entanto, tente evitar fazer disto uma prática regular e planeie as suas rotinas diárias de forma a garantir que tem tempo suficiente para descansar à noite.

Posso fazer sestas curtas durante o dia?

A decisão de fazer pequenas sestas durante o dia deve ser tomada com base nas particularidades de cada indivíduo. A primeira coisa a definir é o que se considera uma sesta curta, se ultrapassar os 30 minutos, provavelmente não é considerada uma sesta curta. As sestas curtas podem ajudar a repor as energias quando o descanso noturno é insuficiente e o dia é extremamente cansativo.

No entanto, um problema que pode surgir com as sestas longas é que podem afetar o sono noturno. Dormir durante o dia pode impedir que se sinta sonolento à noite. Avalie se precisa mesmo dessa sesta e tente mantê-la por um período não superior a 30 minutos.

Idealmente, ajuste o horário das suas rotinas diárias para garantir o descanso de que o seu corpo necessita à noite. Se aplicar disciplina suficiente e otimizar os seus esforços para ser produtivo, provavelmente não precisará de recorrer a sestas para recuperar o tempo de descanso.

Se estiver interessado nos cursos de nutrição disponíveis, clique aqui.

Publicações recentes