PorCursosOnline55
Sessão exploratória - coaching empresarial
O trabalho de orientação do coach para o cliente é geralmente efectuado através de sessões de coaching. Uma sessão de coaching é o espaço em que o cliente e o coach trocam ideias e comunicam sobre as várias questões a abordar no caminho para a preparação do cliente. Algumas destas sessões iniciais são conhecidas como sessões de descoberta e são essenciais para formular um perfil tão exato quanto possível do cliente.
Neste guia, abordaremos algumas das questões-chave que deve dominar para conduzir com êxito as suas sessões de descoberta.
Um dos aspectos mais importantes a abordar nas suas sessões de descoberta é a experiência anterior e a formação pessoal do cliente. Conhecer estes elementos permitir-lhe-á identificar as áreas que devem ser trabalhadas para preparar adequadamente o cliente para o negócio que pretende iniciar.
Começar num mercado em que nunca se participou, mesmo como empregado, pode ser difícil. Quanto maior for a experiência e a preparação do cliente no tipo de serviço ou produto que pretende oferecer, maiores serão as hipóteses de sucesso do seu empreendimento.
O facto de um cliente não ter experiência anterior não significa que não possa iniciar um negócio, desde que esteja disposto a compensar essa falta com outros recursos. Por exemplo, pode associar-se a alguém que tenha os conhecimentos teóricos e práticos que lhe faltam, ou investir tempo e dinheiro na sua formação antes de lançar o seu negócio.
Ao iniciar um novo negócio, é fundamental dispor de tempo suficiente para gerir e desenvolver uma série de acções necessárias até que o empreendimento se torne rentável. É comum que muitos empresários iniciem uma atividade enquanto mantêm o seu emprego formal para cobrir as suas necessidades financeiras até que a empresa prospere.
Embora isso não seja um problema em si, é essencial que o empresário tenha o tempo necessário para gerir a empresa, caso contrário os resultados podem não ser positivos. Nem todos os negócios requerem o mesmo nível de atenção, por exemplo, alguns franchisings têm um modelo automatizado que os torna mais fáceis de gerir. No entanto, gerir uma empresa não é apenas uma questão de operações ou de processos de trabalho, inclui também aspectos como o marketing, as finanças e o direito, que necessitarão da nossa atenção, especialmente nos primeiros meses.
O último ponto que abordaremos neste guia é o dos recursos financeiros. Embora a disponibilidade de tempo seja um dos recursos mais importantes para fazer florescer uma empresa, os recursos financeiros são essenciais para cobrir as várias despesas necessárias, tais como a obtenção de autorizações e licenças para o exercício de qualquer atividade económica. O capital necessário para começar uma empresa do zero dependerá significativamente do tipo de empreendimento que se pretende criar.
Por conseguinte, é essencial conhecer os montantes aproximados de capital necessários para o tipo de negócio em que nos estamos a envolver. Desta forma, podemos garantir que o nosso capital pode cobrir estas exigências durante o tempo necessário para tornar a empresa rentável. As finanças são uma questão sensível que deve ser tratada com precisão para evitar interrupções forçadas no caminho devido à falta de capital.