Quais são as competências de um coach profissional? - coaching empresarial
A International Coaching Federation [ICF], fundada em 1995, é a principal organização de coaching do mundo, com cerca de 40.000 membros em 146 países, e define oito competências que todos os coaches profissionais devem demonstrar.
A Associação Espanhola de Coaching [ASESCO], com mais de 800 coaches profissionais, trabalha desde o ano 2000 para promover o coaching profissional, ético, responsável e de qualidade, e para difundir os seus benefícios no âmbito pessoal, profissional, empresarial e organizacional.
As competências de coaching surgem com o objetivo de:
- Avaliar os coaches que pretendem certificar-se profissionalmente e renovar as suas credenciais.
- Avaliar programas de formação em coaching de qualidade garantida.
- E difundir a compreensão das competências necessárias para ser um bom profissional.
Todas elas são fundamentais e toda a formação em coaching deve garantir que sejam aprendidas e postas em prática pelos seus alunos:
- Demonstra uma prática ética: Compreende e aplica de forma consistente os padrões e a ética do coaching.
- Incorporauma mentalidade de coaching: Desenvolve e mantém uma mentalidade aberta, curiosa, flexível e centrada no cliente.
- Estabelece e mantém acordos: Colabora com cada cliente e com as partes interessadas relevantes para criar acordos claros sobre o relacionamento, o processo, os planos e as metas do coaching. Estabelece acordos para o compromisso geral de coaching, bem como para cada sessão de coaching.
- Cultivaconfiança e segurança: trabalha com cada cliente para criar um ambiente de apoio e segurança que lhes permita partilhar livremente. Mantém um relacionamento de respeito e confiança mútuos.
- Mantéma presença: Está plenamente consciente e presente com cada cliente, empregando um estilo aberto, flexível, fundamentado e confiante.
- Escuta ativamente: Concentra-se no que cada cliente está e não está a dizer para compreender plenamente o que está a ser comunicado no contexto dos sistemas de cada cliente e para apoiar a sua auto-expressão.
- Provoca consciencialização: Facilita a compreensão e a aprendizagem de cada cliente através da utilização de ferramentas e técnicas, tais como perguntas poderosas, silêncio, metáforas ou analogias.
- Facilita o crescimento de cada cliente: Colabora com cada cliente para transformar a aprendizagem e a compreensão em ação. Promove a autonomia do cliente no processo de coaching.