LOGIN

REGISTO
Buscador

Evitar a comunicação à distância - coaching empresarial

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
Evitar a comunicação à distância - coaching empresarial


Evitar a comunicação à distância - coaching empresarial

O tema que se segue pode ser um pouco controverso, dependendo do sistema de trabalho que tem em vigor para lidar com os seus clientes. Muitos profissionais optam pela comunicação à distância. Com o desenvolvimento tecnológico atual, a comunicação à distância é uma opção muito atractiva, uma vez que optimiza os processos logísticos envolvidos na prestação de um atendimento personalizado ao cliente.

Sem criticar a comunicação à distância, gostaríamos de salientar as inúmeras vantagens de uma troca pessoal durante as primeiras sessões de coaching, se as condições o permitirem. Ao longo deste guia, vamos explorar alguns elementos importantes relacionados com a forma como estabelecemos contacto com os nossos clientes nestas primeiras sessões.

As vantagens da comunicação presencial durante as sessões iniciais.

A comunicação presencial, em que o coach e o cliente partilham o mesmo espaço físico, gera uma série de resultados que se destacam da comunicação à distância, especialmente nas primeiras sessões de coaching. A relação profissional que se estabelece entre o coach e o cliente baseia-se na confiança e na cumplicidade.

Neste sentido, o contacto físico tem-se revelado muito mais eficaz do que o contacto virtual. Apesar dos avanços tecnológicos, a nossa natureza social leva-nos a necessitar de relações mais pessoais para quebrar as barreiras iniciais da comunicação.

Não afirmamos que a comunicação à distância seja negativa, de facto, em muitos casos, é a única opção viável quando existe uma distância considerável entre o coach e o cliente. Apenas sublinhamos a importância de realizar os primeiros encontros presenciais sempre que as condições o permitam.

Melhores e piores alternativas

Quando a comunicação presencial não pode ser estabelecida nas sessões iniciais de coaching por razões externas, deve ser escolhida uma alternativa que facilite a conversa entre o cliente e o coach.

As três alternativas mais comuns estão listadas abaixo, por ordem de recomendação:

  • Videochamadas: A opção mais recomendada depois da comunicação presencial são as videochamadas. Embora não consigam quebrar todas as barreiras de comunicação que são ultrapassadas na comunicação presencial, permitem transmitir um maior grau de informação. Quando comunicamos, não utilizamos apenas a nossa voz, mas também expressões não verbais que fornecem sinais informativos que o treinador pode utilizar eficazmente.
  • Chamadas: As chamadas são a segunda opção mais recomendada. São menos eficazes do que as videochamadas na recolha de informações valiosas. Isto porque, ao perder as expressões não verbais, a comunicação pode ser afetada por interpretações erradas do tom de voz. Utilize as chamadas apenas quando for totalmente impossível efetuar uma videochamada.
  • Mensagens de texto: As mensagens de texto são a opção menos recomendada para as primeiras sessões de coaching. A informação que pode ser obtida através de uma mensagem de texto é muito limitada, uma vez que apenas recolhe dados específicos que não permitem contrastar ou medir o estado emocional do cliente ou o contexto de determinadas expressões.

Publicações recentes