PorCursosOnline55
Evitar a comunicação à distância - coaching empresarial
O tema que se segue pode ser um pouco controverso, dependendo do sistema de trabalho que tem em vigor para lidar com os seus clientes. Muitos profissionais optam pela comunicação à distância. Com o desenvolvimento tecnológico atual, a comunicação à distância é uma opção muito atractiva, uma vez que optimiza os processos logísticos envolvidos na prestação de um atendimento personalizado ao cliente.
Sem criticar a comunicação à distância, gostaríamos de salientar as inúmeras vantagens de uma troca pessoal durante as primeiras sessões de coaching, se as condições o permitirem. Ao longo deste guia, vamos explorar alguns elementos importantes relacionados com a forma como estabelecemos contacto com os nossos clientes nestas primeiras sessões.
A comunicação presencial, em que o coach e o cliente partilham o mesmo espaço físico, gera uma série de resultados que se destacam da comunicação à distância, especialmente nas primeiras sessões de coaching. A relação profissional que se estabelece entre o coach e o cliente baseia-se na confiança e na cumplicidade.
Neste sentido, o contacto físico tem-se revelado muito mais eficaz do que o contacto virtual. Apesar dos avanços tecnológicos, a nossa natureza social leva-nos a necessitar de relações mais pessoais para quebrar as barreiras iniciais da comunicação.
Não afirmamos que a comunicação à distância seja negativa, de facto, em muitos casos, é a única opção viável quando existe uma distância considerável entre o coach e o cliente. Apenas sublinhamos a importância de realizar os primeiros encontros presenciais sempre que as condições o permitam.
Quando a comunicação presencial não pode ser estabelecida nas sessões iniciais de coaching por razões externas, deve ser escolhida uma alternativa que facilite a conversa entre o cliente e o coach.
As três alternativas mais comuns estão listadas abaixo, por ordem de recomendação: