PorCursosOnline55
Diferenças entre coaching e mentoring - coaching empresarial
De acordo com o dicionário Oxford Languages, o ensino é o conhecimento, a ideia, a experiência, a competência ou o conjunto destes elementos que uma pessoa aprende com outra ou com algo. É também definido como a transmissão destes elementos a uma pessoa que não os possui.
A instrução também é definida como a instrução, geralmente dentro de uma série de instruções, dada, por vezes como um comando, para fazer algo corretamente.
A principal diferença entre o coaching e outros processos de ensino e aprendizagem reside no papel do coachee ou cliente, que tem um papel preponderante na relação estabelecida com o coach. No coaching, cria-se um espaço de reflexão para melhorar e encontrar novas alternativas. O cliente toma consciência da sua realidade e determina a direção e as acções que quer tomar.
O coaching pressupõe que a pessoa tem o potencial e a vontade de avançar e que pode encontrar as suas próprias respostas.
O coaching é muitas vezes confundido com o mentoring. Ambos os processos envolvem aprendizagem, confidencialidade e privacidade, e procuram melhorar a vida das pessoas, mas têm caraterísticas distintas.
O coaching não fornece receitas ou manuais de instruções. O cliente deve questionar continuamente a sua forma de lidar com a vida e a sua forma de trabalhar. É um processo baseado na comunicação constante entre o coach e o coachee.
Utiliza metodologias não-diretivas, sem instruções que intervenham nas decisões do cliente. O foco não está no ensino do coach, mas na aprendizagem que o cliente realiza por si mesmo.
O coaching trabalha com objectivos previamente definidos, que são específicos, realistas e alcançáveis. O plano de ação é decidido pelo coachee, enquanto o papel do coach é ouvir, gerir o progresso, estabelecer ligações e fornecer as ferramentas necessárias para o sucesso do cliente. A realização dos objectivos acordados pode ser acompanhada e medida.
O tempo partilhado entre o coach e o coachee é limitado, uma vez que tem um início e um fim, embora possa evoluir para mentoria ou consultoria.
A tutoria é um processo de ensino e aprendizagem através do aconselhamento e orientação do mentor. Promove o desenvolvimento pessoal do mentorado.
O âmbito da tutoria é mais vasto do que o do coaching, uma vez que ajuda a experimentar um crescimento pessoal holístico, com uma relação que engloba tanto aspectos profissionais como pessoais. O processo inclui aspectos como a formação, o coaching, a correção comportamental e a resolução de dilemas pessoais.
Enquanto o coaching se centra no presente e no futuro imediato, procurando resultados rápidos nas tarefas do coachee, o mentoring centra-se no futuro, mantendo um acompanhamento a longo prazo da carreira e da vida pessoal do mentee.
O papel do mentor consiste em dar conselhos e partilhar experiências para influenciar positivamente o crescimento do mentorando, transmitindo conhecimentos e estratégias eficazes.
Atualmente, existem diferentes tipos de tutoria e podem ser contratados serviços para tratar de questões específicas em muitos sectores. No entanto, o papel de um mentor transcende as relações comerciais e tem uma componente espiritual.
Um mentor é alguém que já esteve onde quer estar e que alcançou o sucesso que ambiciona, quer nos negócios quer no estilo de vida. É alguém que se admira e que o inspira, normalmente com mais experiência e conhecimentos.
No início, o mentor e o mentorando concentram-se na aprendizagem e no desenvolvimento de competências. Se formarem uma boa equipa, criam laços que perduram para além de tópicos específicos.
O mentor pode ser alguém com quem se encontra ocasionalmente para discutir desafios ou questões importantes. Talvez nunca se conheçam pessoalmente, mas a sua vida, trabalho ou abordagem aos desafios inspiram-no, tornando-o um ponto de referência.
O que um mentor não faz é supervisionar a pessoa diariamente ou acompanhá-la passo a passo no seu processo de aprendizagem. Essa dinâmica corresponde ao coaching.