LOGIN

REGISTO
Buscador

Diferença entre coaching e consultoria - coaching empresarial

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
Diferença entre coaching e consultoria - coaching empresarial


Diferença entre coaching e consultoria - coaching empresarial

Existem termos que são frequentemente utilizados como sinónimos, como o coaching e a consultoria, no entanto, representam serviços diferentes, tal como os papéis do coach e do consultor são diferentes.

Ambas as especialidades fazem um diagnóstico como ponto de partida no início da relação com o cliente. Ambas desenvolvem um plano de ação e visam apoiar o cliente na consecução dos seus objectivos. Tanto o coaching como a consultoria prestam os seus serviços a empresários e empresas.

A principal diferença reside na natureza da relação estabelecida entre o especialista e o cliente. Numa consultoria, a prioridade são os objectivos a alcançar, enquanto no coaching o fundamental é que haja um crescimento do cliente, que se torna o centro do processo, e os objectivos estão subordinados ao seu bem-estar.

Cumprem funções diferentes e ambos são igualmente úteis e importantes, é apenas uma questão de saber quando é necessário um ou outro serviço. A empresa deve avaliar qual é a opção de que necessita.

Um coach facilita e acompanha um processo de aprendizagem, enquanto um consultor recomenda, orienta e aconselha sobre o caminho a seguir.

Âmbito da consultoria

A consultoria é realizada por profissionais com conhecimentos especializados numa determinada área. Este serviço é geralmente externo, através de um especialista independente ou de uma empresa de consultoria. O seu objetivo é intervir num sector específico da empresa para resolver problemas e otimizar as competências de trabalho, o que, por sua vez, resulta num aumento da rentabilidade.

Trata-se de um serviço baseado na confidencialidade das informações. É um bom investimento para quem precisa de resolver uma situação específica ou prestar um serviço necessário, mas não dispõe do pessoal ou dos recursos necessários para o fazer.

Entre os tipos mais comuns de consultoria encontram-se a jurídica, informática, marketing, gestão de recursos humanos, economia, comunicação, entre muitas outras.

Podem ter como objetivo o aumento das vendas, a otimização de processos, a reestruturação da organização da empresa, a realização de auditorias técnicas, a formação de colaboradores, a contratação de gestores, exercícios de contabilidade, estudos de mercado, entre muitos outros.

No final do contrato, deve ser especificado se o trabalho está concluído porque os objectivos foram cumpridos, se está suspenso ou se vai continuar, mas sem o aconselhamento do consultor.

Diferenças entre coaching e consultoria

Resolução de problemas: No coaching, o cliente deve encontrar ele próprio a solução. Na consultoria, o consultor toma decisões diretamente, ensina e aconselha o que fazer.

Estilo de trabalho: No coaching, é utilizado um estilo não diretivo em que o cliente toma sempre as decisões, enquanto na consultoria o cliente é orientado para o resultado com base em opiniões e experiências profissionais.

Especialização: No coaching, o coach não tem necessariamente de ser um especialista no sector de atividade do cliente, um conhecimento geral pode ser suficiente. O consultor é um especialista na sua área e aplica os seus conhecimentos em várias situações.

Experiência: No coaching, o coach evita utilizar a sua experiência para influenciar o cliente. Na consultoria, a experiência do consultor é fundamental para orientar os clientes.

Conhecimento: No coaching, o coach trabalha para desenvolver as competências e habilidades do cliente com o conhecimento que ele já possui. Na consultoria, o especialista traz conhecimentos que não existem no cliente ou na empresa.

Plano de ação: No coaching, o plano de ação é determinado pelo cliente e é o cliente que executa as acções acordadas. Na consultoria, o plano é elaborado de acordo com a opinião do consultor e este pode participar nas acções.

Vantagens da consultoria

Entre as principais vantagens de uma consultoria contam-se

  • Fornece soluções para problemas específicos.
  • Sendo um serviço externo à empresa, é imparcial e objetivo.
  • Os consultores são especialistas nas suas áreas.
  • Cria um plano de ação e estratégias para atingir os objectivos.
  • Aumenta o desempenho da empresa.
  • Evita a contratação de um especialista a tempo inteiro para resolver um problema específico, o que constitui uma poupança a longo prazo.
  • Gera oportunidades de investimento.
  • Avalia o potencial do negócio.
  • Ao conhecer o sector, identifica áreas de oportunidade e cria vantagens competitivas.
  • Previne potenciais problemas.

Quando é que uma consultoria é necessária?

Uma consultoria é necessária quando já se sabe o que está errado, mas se prefere que um especialista externo trate do assunto enquanto o pessoal da empresa se concentra noutros objectivos. Além disso, se a empresa pretende expandir-se ou está em crise, este serviço é útil devido à sua capacidade de analisar os factos em profundidade.

É necessário quando queremos assegurar uma visão global da situação que queremos resolver. Quando há deficiências ou não podemos resolver os problemas com os recursos humanos internos. É também muito útil quando não queremos que as políticas e a cultura da empresa influenciem as decisões a tomar.

O que faz um consultor?

Um consultor é alguém que:

  • Preenche as lacunas do cliente.
  • Ensina, orienta e dirige um plano de ação concebido pelo próprio para resolver um problema específico.
  • Concebe soluções e apresenta resultados a curto e longo prazo.
  • Aplica os seus conhecimentos em ambientes empresariais dinâmicos, assegurando que se mantém atualizado na sua área de especialização.
  • Fornece formação e recursos para facilitar a mudança empresarial.

Publicações recentes