LOGIN

REGISTO
Buscador

Perguntas importantes para o coaching empresarial - coaching empresarial

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
Perguntas importantes para o coaching empresarial - coaching empresarial


Perguntas importantes para o coaching empresarial - coaching empresarial

As perguntas significativas são um dos recursos mais valiosos que um coach tem durante as sessões de descoberta com os clientes. Elas são utilizadas para induzir uma análise profunda e a auto-descoberta. Através destas perguntas, são formuladas respostas que ajudam o cliente a atingir objectivos-chave para o seu desenvolvimento pessoal. Embora possam ser utilizadas em qualquer altura da sessão, a sua utilização tende a ser generalizada nas sessões iniciais, dado o seu peso no input cognitivo.

Neste guia, abordaremos alguns elementos-chave sobre este tema para que possa distinguir as perguntas significativas das perguntas comuns, sabendo como utilizá-las em cada caso para obter os efeitos desejados.

1. diferenças entre perguntas significativas e perguntas comuns

As perguntas comuns são aquelas que costumamos fazer, geralmente quando queremos satisfazer uma dúvida. O seu objetivo é simplesmente obter uma resposta, sem provocar efeitos secundários ou procurar uma análise aprofundada. Quando fazemos uma pergunta comum, partimos do princípio de que a pessoa que está a ser questionada sabe a resposta.

As perguntas com sentido, pelo contrário, procuram provocar um efeito secundário. Não são concebidas apenas para satisfazer uma curiosidade, mas têm como objetivo facilitar a auto-descoberta do cliente. Este tipo de pergunta induz a uma análise mais profunda e levanta questões necessárias para desenvolver critérios bem definidos. Não esperamos respostas simples, queremos que o inquirido se questione e reflicta sobre vários aspectos para poder responder a si próprio.

2. Como formular uma pergunta com sentido

Ao formular uma pergunta com sentido, o objetivo é fazer com que o cliente se aperceba de certos elementos que muitas vezes passam despercebidos. Estamos à procura de respostas que não sejam predefinidas pelo senso comum, mas que exijam uma análise aprofundada e que possam abrir um debate, se necessário. Por exemplo: Quais são, na sua opinião, as suas três caraterísticas mais negativas que deve trabalhar?

Perguntar ao cliente sobre as suas caraterísticas negativas e obrigá-lo a identificar três delas tem um efeito poderoso no seu processo de auto-descoberta e autocrítica. Para responder a esta pergunta, o cliente terá de dedicar algum tempo a uma auto-perceção honesta, uma vez que é complexo identificar aspectos negativos devido ao seu impacto no nosso ego.

Dedique algum tempo a formular as suas perguntas significativas de forma eficaz. Considere o que quer encorajar no seu cliente e utilize-as como um recurso para promover o pensamento profundo e a auto-descoberta.

3] Quantas perguntas significativas posso fazer numa sessão?

Embora a resposta mais simples seja que pode fazer tantas perguntas significativas quantas desejar, há um ponto importante a ter em conta. Ao contrário das perguntas comuns, as perguntas significativas requerem um estado de concentração e esforço mental muito mais elevado. Quando o cliente é confrontado com uma pergunta significativa, tem de utilizar todas as suas capacidades analíticas, o que pode ser exaustivo.

Por isso, não abuse do número de perguntas deste tipo numa única sessão. Avalie o estado de espírito do cliente para não o saturar e para evitar que os efeitos sejam contrários aos esperados.

Publicações recentes